sexta-feira, 28 de junho de 2013

Dica: visto para os EUA com passaporte europeu (ATUALIZADO)



Os posts mais visitados desse blog são menos ordinários do que propõe o nome do blog. São os que fiz em 2010 e 2011 com dicas de visto para os EUA com passaporte europeu. São mais de 40 mil visualizações e eu fico feliz em ajudar. Então, resolvi atualiza-los em um único post, porque algumas coisas mudaram de lá pra cá e eu acabei de voltar dos EUA com as informações mais fresquinhas e certeiras. Coloquei o link desse novo texto nos dois anteriores para que quem procure a informação pela primeira vez, leia apenas um só.

Porém, antes, vem um prefácio importantíssimo:

1)     Não sou especialista em vistos, nem em passaporte, nem aeroportos, nem alfândega, nem nada. Sou uma pessoa comum relatando o que eu sei sobre o assunto a partir da minha própria experiência.

2)     Por favor, leia o post todo e certifique-se de que a resposta não está aqui. Adoro ler comentários e não hesito em respondê-los, mas, convenhamos, responder de novo o que já está escrito aqui por pura preguiça sua não é muito justo, né?

3)     Eu adoraria ter o poder de te dizer que vai dar tudo certo com a sua viagem, mas não tenho. Apesar disso, torço para que dê! J

Vamos ao post:

Lá em 2010 foi a primeira vez que eu utilizei meu passaporte europeu para ir para os EUA. Eu estava bastante aflita porque tinha comprado a passagem com meu nome do passaporte brasileiro. E o nome do passaporte espanhol, que eu iria usar para entrar lá, era outro. E ninguém sabia me dizer se eu teria algum problema com isso ou não. Eu pensava, preciso tirar visto com os dois passaportes? Posso usar um só? Ou o brasileiro é obrigatório? Como funciona a entrada de cidadãos europeus nos EUA? Eles também precisam do visto como o brasileiro?
Daí que fui atrás de um monte de informação e compilei tudo junto com as minhas experiências. Daí, vamos ao processo todo.

Sobre os vistos e os passaportes:

É preciso os dois passaportes (europeu e brasileiro) para ir para os EUA: você sai do Brasil com o brasileiro e entra nos EUA com o europeu. Você pode comprar a passagem com qualquer um dos nomes: ou do europeu ou do brasileiro. A coisa é assim: você sai do Brasil com o passaporte brasileiro (que tem que estar dentro da validade) e entra nos EUA com o europeu (que obviamente também deve estar válido).

Assim, se você não quiser, não precisa tirar o visto com o passaporte brasileiro, que tem um processo de visto mais longo, mais caro e pelo visto mais incerto. Mas e o europeu? Preciso fazer alguma coisa com ele? Sim, você precisa solicitar a isenção de visto. Como? Onde? Simples, simples. Leia o próximo parágrafo!

Solicitando a isenção:

Você solicita a isenção de visto para o passaporte europeu aqui pelo portal do Eletronic System for Travel Authorization, do governo americano. É muito rápido de solicitar. Só que agora, diferente de 2010, tem uma taxa de U$S 14 que pode ser paga por cartão de crédito e não é mais necessário imprimir a autorização para apresentar na entrada da imigração americana. Apesar disso, como eu sou meio neurótica com organização e tal, preferi não correr risco e imprimi o recibo do pagamento da taxa e a confirmação da autorização e viajei com eles. Nela, está o número de registro, que é válido por dois anos e te permite acessar o portal posteriormente, caso queira mudar os dados de estadia em uma nova viagem (que eles recomendam que você faça sempre). De qualquer forma eles dizem que o sistema agora é todo eletrônico e não é mais necessário imprimir. Fica por sua conta.

IMPORTANTE: o ESTA só está disponível para passaportes europeus que possuem chip. E não, não é um chip como o de cartão de crédito ou de celular. É aquela folha com sua foto. Se ela for meio holográfica, então, provavelmente é nova. Aliás, meu primeiro passaporte europeu foi feito em 2002 e já tinha chip.  

No check-in do aeroporto no Brasil:

O que acontece é que você vai chegar no check-in com os dois passaportes (é obrigatório levar os dois!). E eles vão te perguntar: você fez a reserva com o nome de qual passaporte? Daí você fala, eles encontram, te autorizam e pronto.

Na imigração americana:

Nos EUA, na imigração, eu mostrei apenas o europeu e ele apenas me perguntou se eu havia tirado o ESTA recentemente. Eu disse que sim e mais nenhum questionamento. Nenhuma pergunta. Muito, mas muito tranquilo! Sempre é um alívio passar por ali e pisar em solo americano, porque naturalmente já dá a sensação de que algo vai dar errado, mesmo quando a gente se certifica mil vezes que fez tudo certo.

Sim, também sei que dá um pânico de eles cruzarem as informações da passagem com as informações do seu passaporte (e lógico que devem fazer isso), verem que “estão incongruentes” e resolverem te trancar numa salinha intimidadora ou qualquer outra cena de filme americano. Mas, não. Isso não acontece. Hoje, ao que me parece, as companhias aéreas querem saber se sua reserva está no mesmo nome do passaporte; enquanto a imigração quer saber se seu passaporte é válido, seja ele de que lugar for. Cada um no seu quadrado.

Na volta, no check-in do aeroporto nos EUA:

Dessa última vez foi engraçado. Eu sei lá porque, mostrei o passaporte espanhol para a atendente, que ficou aflita procurando uma mulher com o meu sobrenome espanhol. Só que eu fiz a reserva com o passaporte brasileiro. Dã!

Portanto, a dica é: apresente o passaporte que tem o mesmo nome da reserva do voo. E só ele. Apenas ele. Nada mais que ele. Foram as palavras dela. No balcão da companhia aérea parece que eles nem ligam se você tem visto válido, se tem isenção de visto ou o escambal a quatro. Principalmente quando você está indo embora de lá...!

Portanto, é isso! Boa viagem!

101 comentários:

  1. Rê, q engraçado, meu passaporte italiano tem o chip na capa mesmo! e parece um chip de cartão de crédito! é dourado

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata, tenho duas dúvidas:

    1º Se eu só for fazer conexão nos EUA, é necessário o ESTA?
    2º Depois que eu me cadastrar no ESTA, quanto tempo demora para eu receber a confirmação da isenção do visto?

    Obrigada!
    Talita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Um amigo meu viajou para o Japão faz muito tempo. Não sei se ajuda, mas na época, como ele não tinha visto, não podia sair da área de trânsito do aeroporto. Além de ter ficado um tempo em uma salinha para uma "entrevista". Na dúvida, tire o visto.

      Excluir
  3. Olá Renata!
    Comprei minha passagem com o nome do Passaporte Brasileiro, vou viajar na quinta feira!!!!! Sim, friozinho na barriga pois nunca viajei com o passaporte espanhol. Mas me certifiquei de estar com o brasileiro válido e assim o Alemão com o ESTA "approved". Tomara que dê tudo certo! Obrigada desde já por todas as dicas! São demais!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Renata,
    Depois de tanto pesquisar achei seu Blog. Simplesmente ótimo !!! Tirou minhas dúvidas sobre os passaportes em uma linguagem clara e direta.
    Obrigada,

    ResponderExcluir
  5. Isso vale também para quem reside no Brasil(e nasceu também) e tem dupla nacionalidade brasileira e portuguesa, né?

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo serviço prestado ao público. Agredeço as informações. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Renata, mais uma vez parabéns e muito obrigada! Acabei de voltar de Orlando e graças aos seus posts anteriores eu tive coragem de viajar com o visto espanhol. Obrigada e adoro o seu blog =)

    ResponderExcluir
  8. olá boa noite, tenho passaporte portuguÊs queria saber como consigo visto de trabalho para morar aí...depois dos 90 dias eu conseguindo contrato de trabalho consigo tirar meu visto para morar aí? obrigado agradeço resposta

    ResponderExcluir
  9. olá boa noite, tenho passaporte portuguÊs tenho uma duvida nao sei se vocÊ sabe me informar passando o prazo dos 90 dias como consigo um visto para morar ai? eu conseguindo contrato de trabalho consigo tirar o visto? com o passaporte portuguÊs? obrigado boa noite

    ResponderExcluir
  10. olá boa noite, tenho passaporte portuguÊs queria saber como consigo visto de trabalho para morar aí...depois dos 90 dias eu conseguindo contrato de trabalho consigo tirar meu visto para morar aí? obrigado agradeço resposta

    ResponderExcluir
  11. Renata, para complementar seu post, da última vez que fui ao EUA, fui com passaporte brasileiro vencido sem perceber.
    Saí do país sem nenhum problema (não me falaram que estava vencido).
    Entrei nos EUA com meu passaporte italiano, porém...
    Pra sair foi uma luta pq a atendente queria pq queria que eu tivesse visto no passaporte italiano para entrar no Brasil, foi qdo apresentei meu passaporte brasileiro e ela não queria fazer meu checkin pq o passaporte estava vencido! imagine a confusão!!! Até que uma outra atendente disse que ela poderia me liberar pq no Brasil eu não teria problema para entrar com meu passaporte brasileiro vencido.
    Dito e feito!
    Nada aconteceu! Aliás, pude apresentar qq passaporte na chegada ao Brasil.

    ResponderExcluir
  12. ola obrigado pelas informaçoes to providenciando todas as minhas documentaçoes para ir morar nos eu ano que vem to pesquisando o maximo que posso se alguém tiver alguma dica eu agradeço muito mesmo

    ResponderExcluir
  13. ola obrigado pelas informaçoes to providenciando todas as minhas documentaçoes para ir morar nos eu ano que vem to pesquisando o maximo que posso se alguém tiver alguma dica eu agradeço muito mesmo

    ResponderExcluir
  14. Renata, tirando o ESTA pro passaporte espanhol, por quanto tempo posso ficar lá pelos EUA? É só um mês ou mais?

    ResponderExcluir
  15. uma pequena dúvida...
    sou brasileiro e meu filho português (dupla cidadania)... na imigração americana, consigo entrar junto com ele (representante legal), tendo passaporte brasileiro e ele europeu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, se voce nao eh cidadao de um pais isento,
      vc precisara ter um visto para entrar nos EUA.

      Veja mais detalhes em:
      http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/niv-apply2.html

      Excluir
  16. Oi, Renata. Muito obrigado pelas informações. Já entrei na Europa com meu passaporte italiano tendo comprado as passagens com o nome brasileiro duas vezes e nunca tive problemas, mas vou pela primeira vez aos EUA neste ano e estava um pouco apreensivo.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Renata. Muito obrigado pelas informações! Já entrei na Europa duas vezes com meu passaporte italiano tendo comprado a passagem com meu nome brasileiro, mas vou aos EUA pela primeira vez esse ano e estava um pouco apreensivo.

    ResponderExcluir
  18. Adorei as informações que deu, obrigada !!! Gostaria de acrescentar uma dúvida que ainda não vi respondida aqui: passagem aérea do Brasil para para USA comprada inadvertidamente com o sobrenome de CASADA no Brasil e passaporte italiano e Visa(Esta)sem o sobrenome de casada, o que fazer? Lembrete: O sobrenome de casada está escrito na 2° pagina do passaporte italiano,pois é novo. Devo trocar a passagem? Ou me apresento no chek-in com o passaporte brasileiro com nome de casada (sem visto americano)e entro no estados unidos com o italiano, com nome igual ao Visa? As companhias costumam aceitar o embarque aqui? E na volta? O fato de ter o nome de casada escrito atrás resolve a diferença de nomes na pasSagem aérea COM NOME DE CASADA e passaporte e VISA europeu com nomes de família? Vou viajar dia 08/09 e ainda estou receosa de não embarcar. Parabéns pelo blog !!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, e quanto tempo posso ficar nos EUA legalmente tendo passaporte italiano??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 90 dias, mas pelo o que eu vi vai depender do motivo da viagem para você poder solicitar a isenção.

      http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/waiver2/visao-geral.html

      Excluir
  20. Olá Renata,
    parabéns pelo post!
    Não encontrei acima nenhuma situação que pudesse esclarecer a minha dúvida, que é a seguinte.Meu marido e meus filhos possuem passaportes Brasileiro e Italiano. Meu filho mais velho, quando completou 18 anos recebeu do consulado Italiano uma comunicação dizendo que no ato da renovação do passaporte italiano o sobrenome dele (o mesmo que consta em todos os documentos brasileiros) mudaria, tiraram e o sobrenome materno e acrescentaram mais um sobrenome paterno, então de G A Z, passou a ser G H Z,. Ele já esteve muitas vezes nos USA usando o passaporte italiano como G A Z, estamos indo para Orlando no final do mês, você acha que ele poderá ter problema na imigração sendo que de acordo com registros anteriores o nome aparece agora diferente?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá gostaria de saber se pode me ajudar. Já entrei diversas vezes nos EUA com o passaporte brasileiro. Porém, tenho viagem marcada para o fim de outubro e não tive tempo de renovar o visto. Não há nenhum conflito por entrar nos EUA com o passaporte italiano após já ter utilizado o brasileiro? Estou muito apreensiva...
    Outra consideração: durante minha pesquisa (pois achei que meu passaporte brasileiro poderia ficar retido no consulado americano caso eu aplicasse para o visto) liguei na Policia Federal relatando o caso e a funcionaria me disse que eu poderia sair e entrar no pais apenas com meu passaporte europeu. Contudo, na volta, deveria apresentar junto um documento (RG) brasileiro para receber tratamento de cidadã.

    Agradeço se me ajudar com minha dúvida.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nathalia, eu tb tenho a mesma duvida, ja entrei com o meu passaporte brasileiro nos eua, mas tirei o meu italiano, meu visto brasileiro ta em dia, você acha jogo usar o italiano?

      Excluir
  22. Olá gostaria de saber se pode me ajudar. Já entrei diversas vezes nos EUA com o passaporte brasileiro. Porém, tenho viagem marcada para o fim de outubro e não tive tempo de renovar o visto. Não há nenhum conflito por entrar nos EUA com o passaporte italiano após já ter utilizado o brasileiro? Estou muito apreensiva...
    Outra consideração: durante minha pesquisa (pois achei que meu passaporte brasileiro poderia ficar retido no consulado americano caso eu aplicasse para o visto) liguei na Policia Federal relatando o caso e a funcionaria me disse que eu poderia sair e entrar no pais apenas com meu passaporte europeu. Contudo, na volta, deveria apresentar junto um documento (RG) brasileiro para receber tratamento de cidadã.

    Agradeço se me ajudar com minha dúvida.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Obrigada por esse post! Foi através dele que tirei minhas dúvidas e achei a página do ESTA!

    ResponderExcluir
  24. Oi. Post ótimo. No ano passado fui viajar para os EUA com meu passaporte italiano, mas chegando para fazer check in no aeroporto brasileiro, o atendente perguntou se eu tinha o ESTA, e eu não fazia a menor ideia do que diabos ele estava falando. Então ele me explicou e imagina só a correria que foi para subir na lan house, encontrar esse negócio que eu nunca tinha ouvido falar, pagar com cartão de crédito emprestado (na época eu não tinha um)... foi um desespero. Mas enfim, seu post me ajudou muito a já ficar mais ligado nas próximas viagens. Aliás, você recomenda consultar algum site antes de ir para ver se não surgiu alguma obrigatoriedade de última hora, como o ESTA? Sei lá, às vezes eles criam algmua taxa, algum protocolo, alguma requisição e a gente só descobre em cima da hora. A PF dá todas as informações? Ou o consulado dos EUA? Obrigado, e desculpe a pentelhação.

    ResponderExcluir
  25. Obrigado por compartilhar suas experiencias, é exatamente o que eu precisava, acredito como o meu é português não me preocuparei com nome de reserva uma vez que é o mesmo nome que o brasileiro, portanto vou fazer a reserva das passagens e aguardar ansiosamente o grande dia...

    ResponderExcluir
  26. Olá, tenho passaporte espanhol, ingressei no EUA esse ano (2013) utilizando o ESTA, próximo ano estarei revisitando o EUA, a validade do meu ESTA é até 2015. Basta apenas eu atualizar no sistema a minha nova estadia (endereço do hotel) e o voo, correto?

    ResponderExcluir
  27. Olá. Compartilhar conhecimento e experiências é um processo moderno de cidadania. Quanto mais fazemos isto menos dependemos das filas demoradas para compreender os processos burocráticos da realidade. Seu post é muito útil. Tenho passaporte italiano e agradeço o compartilhamento de suas experiências.

    ResponderExcluir
  28. Olá Renata. Estou realizando um período de intercâmbio em Portugal, e gostaria de saber quanto tempo demora para eu tirar o passaporte europeu em Portugal e qual seria o seu custo? E o que precisaria para viajar para os EUA, pois tenho família lá, e gostaria de visitá-los.

    ResponderExcluir
  29. Oi Renata. Sou brasileiro e faço erasmus em Portugal. Gostaria de saber como faço o passaporte europeu e quanto custa. E quais os procedimentos devo tomar para ir para os EUA, sendo estudante erasmus. Ahh e tenho familia lá. Obrigado por responder.

    ResponderExcluir
  30. Oi, vc sabe me dizer como faço para tirar passaporte italiano?

    ResponderExcluir
  31. Oi , vc sabe me dizer como faço para tirar passaporte europeu, italiano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que ter documentos dos parentes de quando chegaram ao Brasil ex}: passaporte do avô, avó

      Excluir
  32. Ola, Renata! Muito bom poder tirar algumas duvidas, principalmente quando se trata da primeira vez. Você sabe informar quanto tempo demora para conseguir a isenção de visto para o passaporte europeu? E quanto tempo posso ficar nos EUA com o ESTA? Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Renata, parabéns pelo blog! Eu tenho passaporte espanhol e quando fui preencher o formulário, quando do pagamento deu erro. Tentei refazer e disse que já havia uma requisição em andamento com aquele nr de passaporte...e agora? Não consegui pagar e não tem opção de tentar novamente o pagamento....alguma instrução? Obrigado!

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pelo blog Renata! Tentei fazer o procedimento e na hora do pagamento por cartão de crédito deu erro. Tentei refazer e não consegui pois aquele nr de passaporte já estava cadastrado! Não consegui realizar o pagamento e agora? Não tem opção no site! Tem alguma instrução? Grato!!

    ResponderExcluir
  35. Ola!
    Estou indo viajar com o passaporte italiano, porem so consta o meu nome italiano, estou com duvida pois compra minha passagem com qual nome?
    obrigada

    ResponderExcluir
  36. RENATA, ESTOU NA MESMA SITUAÇÃO DE VÁRIOS OUTROS QUE AQUI APARECEM. A MINHA DÚVIDA É:VOU PARA OS ESTADOS UNIDOS COM PASSAPORTE ITALIANO (TENHO O BRASILEIRO TB ATUALIZADO). PARA PREENCHER O ESTA DEVO USAR O NOME DO PASSAPORTE ITALIANO, POIS NA ÉPOCA ERA CASADA E FIQUEI VIÚVA. TRCASEI DE NOVO E TROQUEI DE NOME.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que usar os dados do passaporte italiano para preencher o ESTA!

      Excluir
  37. Apenas para ajudar quem precisa tenho passaporte espanhol e fui para USA e sai do Brasil com RG e passaporte espanhol apenas, sem nenhum problema.

    ResponderExcluir
  38. Não precisa mais dos 2 passaportes, basta a identidade brasileira e o passaporte Europeu! Fui 2 vezes em 2012 e uma em 2013 para os EUA!!!

    ResponderExcluir
  39. Renata, boa noite!
    Sou amiga da Jurca e estou preenchendo o ESTA, mas gostaria de saber se preencho com os dados do passaporte Espanhol ou com o brasileiro? A passagem já comprei com o nome do meu filho e meu brasileiro. Desculpe se já respondeu, mas estou aflita e não sei o que fazer.... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preenche com os dados do espanhol. O ESTA não é válido para o passaporte brasileiro.

      Excluir
  40. ola tenho nacionalidade portuguesa quanto tempo possa permanecer em EUA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, como turista, são três meses. Melhor você checar no consulado americano.

      Excluir
  41. Depois de preencher o formulário e pagamento da taxa (ESTA) qual o prazo para confirmação,pois meu passaporte espanhol só ficaraá pronto no dia 29/01 e viajarei no dia 15/02.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      você preenche o ESTA e no mesmo momento já sai a resposta. É imediato.
      Mas você precisa de todos os dados do passaporte espanhol mesmo.

      Excluir
  42. Adorei o POST ajudou bastante, tenho dupla cidadania (portuguesa) e deu tudo certo! Já estou com meu ESTA autorizado. Muito rápido e simples, muito melhor que tirar VISTO... Bj!

    ResponderExcluir
  43. Olá Renata, vamos ver se voce consegue me ajudar! (Já que minhas buscas pela internet estao sendo inválidas rs ***)
    Entao, sou casada, tenho cidadania italiana e moro e trabalho na Alemanha. Só que meu marido nao tem o passaporte ''bordo'' ele tem um visto alemao, para morar e trabalhar aqui, o visto se chama ''Aufenthaltstitel'' Que significa visto e autorizacao de residencia alema.
    Enfim, gostaria de saber se com essa autorizacao ele consegue viajar comigo, ou qual o procedimento que devo fazer? Essa viajem partindo, claro aqui da Alemanha.
    Nao sei se tu sabes alguma coisa sobre isso, mais toda ajuda é muito muito bem vinda.

    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  44. Desculpa nao sei porque nao apareceu meu nome.
    Meu nome é Dayane Paes Goncalves
    E meu email é
    nani_paes@hotmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nani!
      infelizmente não sei nada a respeito da sua situação...
      Desculpe não poder ajuda-la!

      Excluir
    2. Obrigada Renata! Foi de grande valia suas informações!

      Excluir
  45. Renata, boa tarde! Pesquisando sobre o ESTA vi um campo em que era descrito quem é elegível para admissão ao abrigo do Programa de Isenção de Visto e um dos pontos era: Chega através de um meio de transporte signatário do Programa de Isenção de Visto.
    Posso embarcar no Brasil com a companhia aérea de minha preferência ou existem companhias específicas que são autorizadas? Parabéns pelo post, muitíssimo esclarecedor. OBRIGADA! LIZ CHRISTANTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liz!
      Pode viajar com a cia de sua preferência!

      Excluir
  46. Renata, boa tarde! Pesquisando sobre o ESTA vi um campo em que era descrito quem é elegível para admissão ao abrigo do Programa de Isenção de Visto e um dos pontos era: Chega através de um meio de transporte signatário do Programa de Isenção de Visto.
    Posso embarcar no Brasil com a companhia aérea de minha preferência ou existem companhias específicas que são autorizadas? Parabéns pelo post, muitíssimo esclarecedor. Obrigada, Liz Christante.

    ResponderExcluir
  47. Olá tudo bom? gostei muito do artigo e me tirou muitas dúvidas porém estou com uma ainda. Quando retornamos dos EUA (neste caso) com nosso passaporte europeu como procedemos na alfândega? Basta ir pra fila do "nada a declarar" ou independente do passaporte estamos sujeitos a fiscalização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta...que eu saiba todos estão sujeitos a fiscalização.

      Excluir
  48. Olá tudo bom? gostei muito do artigo e me tirou muitas dúvidas porém estou com uma ainda. Quando retornamos dos EUA (neste caso) com nosso passaporte europeu como procedemos na alfândega? Basta ir pra fila do "nada a declarar" ou independente do passaporte estamos sujeitos a fiscalização?

    ResponderExcluir
  49. Adorei o texto e tive várias dúvidas sanadas, porém restou uma: ao chegar no Brasil com o passaporte europeu tem como "burlar" a alfândega? Ou segurando o nosso "amigo" nas mãos basta entrar na fila do nada a declarar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfândega é aquele pessoal que revira as malas atrás de muamba...

      se vc se refere a imigração, BRASILEIRO NO BRASIL É APENAS BRASILEIRO e deve entrar e sair com documento brasileiro.

      o Brasil (nem nenhum outro país do mundo) não reconhece mais de uma nacionalidade em seus nacionais.

      Excluir
  50. Tirei o passaporte italiano e gostaria de saber se preciso fazer algo para entra ou sair dos EUA, o passaporte brasileiro está válido e com o mesmo nome que o italiano.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua dúvida. Se você tem os dois, é só se cadastrar (com o passaporte europeu), no programa de isenção de visto (ESTA).

      Excluir
  51. Tenho passaporte europeu mas nao tenho o brasileiro. Posso viajar só com ele para os eua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns leitores comentaram recentemente que é possível sair com o RG, sem passaporte brasileiro! Eu sempre sai com os dois, então, recomendo checar antes com a companhia aérea que pretende escolher.

      Excluir
    2. A companhia aérea nada tem a ver com o assunto:
      Compre a passagem no nome do seu passaporte europeu.
      Para a cia aerea, mostre o seu passaporte europeu.
      Para a Policia federal, mostre APENAS o RG. Se perguntarem pelo passaporte, diga que não tem. Se perguntarem como vc vai entrar nos eua, diga que é problema seu e da cia aérea (educadamente).

      Nos eua, mostre apenas o europeu. podem ser que pergunte se vc tem outro. diga que não, mas que tem outra nacionalidade.

      na volta, o europeu no checkin e apenas a identidade na PF.

      Excluir
  52. OLÁ RENATA! HÁ 16 ANOS ENTREI NOS USA COM PASSAPORTE BRASILEIRO. EM 2010, OBTIVE PASSAPORTE ITALIANO, COM CHIP NA CAPA. QUERO VOLTAR USANDO O PASSAPORTE ITALIANO E COM O ''ESTA'' PREENCHIDO, SERÁ QUE TEREI PROBLEMAS POR USAR OUTRA NACIONALIDADE?

    ResponderExcluir
  53. Olá Renata,
    estou preocupado pelo fato da minha permanecia nos eua ser de 90 dias e algumas horas rs rs estou com o ESTA válido. Será que terei que remarcar minha passagem de volta pra um dia antes? minha ida é 5 de Março com chegada lá dia 6 de Março e minha volta esta marcada para 5 de Junho.

    ResponderExcluir
  54. Ola Renata,

    Tenho passaporte português e tive pela segunda vez meu visto negado no passaporte brasileiro. Você acha que corro o risco de ser deportada? Estou com muitas duvidas.. Será que tem alguma coisa a temer?

    Você Saberia me responder?
    Já fiz várias pesquisas mas nada esclaresse.
    Viajo dia 05/03

    Obrigada

    ResponderExcluir
  55. Olá Renata, estou com passagem comprada para os EUA, e usarei meu passaporte italiano. Quando comprei a passagem forneci apenas o meu nome (Ana Carolina) e meu último sobrenome que consta no passaporte italiano, sem o sobrenome do meio. Você acha que terei algum problema por não ter fornecido o nome completo? Já no meu passaporte brasileiro, meu nome está com este sobrenome que forneci e o sobrenome do meu marido.

    ResponderExcluir
  56. Renata tudo bem ??? Será que vc pode me ajudar minha filha é Canadense e tem os 2 passaportes Brasileiro e Canadense...Mas não me liguei e passaporte de bebê brasileiro tem 1 ano de validade seria possivel sair com o passaporte Brasileiro vencido já que o Canadense está ok e fazer um novo passaporte iria demorar e pretendo viajar daqui um mês e não conseguiria agendar um novo passaporte Brasileiro !!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  57. Oi Renata!
    Quando se entra nos EUA como brasileiro tem que apresentar o formulario I 94 na imigração. Mas e com o passaporte italiano e o visto ESTA? É outro formulário? Ou não precisa de nenhum?

    ResponderExcluir
  58. Boa noite!gostaria de saber o seguinte: estou indo pra Miami pra ficar 3 dias e depois ir pra republica dominicana,porem vou fazer uma escala em Atlanta e eu não possuo visto, somente passaporte verde,o oficial,pergunto se posso ter algum problema para fazer a escala em Atlanta, que e de apenas 1hora,obrigado.

    ResponderExcluir
  59. Oi Renata, Fiquei preocupada.
    Tenho passaporte europeu, preciso tirar o brasileiro tbém? Estou com viagem para Julho
    Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Oi Renata,
    Agora fiquei preocupada. Acho que não entendi. Tenho passaporte europeu, preciso tirar o brasileiro? Estou com viagem para Julho.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  61. Difícil que um texto sobre entrada nos eua possa conter mais informações equivocadas...

    Qunado a gente não sabe, melhor nem escrever nada para não atrapalhar os outros.

    ResponderExcluir
  62. ola amiga,tenho passaporte italiano e moro em londres,e pretendo ir a america pela primeira vem agora em marco,mas ainda não reservei hotel nem nada,voce acha que posso aplicar pelo esta sem saber aonde vou ficar em nova york,ou eh melhor fazer as reservas antes de tirar o esta?

    ResponderExcluir
  63. Tive meu visto negado 2 vezes pros Eua com meu passaporte Brasileiro, em 2012 e 2013, porém ababei de tirar meu passaporte europeu este ano, gostaria de saber se pode haver alguma complicação já que tive visto negado recentemente?

    ResponderExcluir
  64. Em janeiro fui para os EUA em um voo para Nova Iorque e eu estava usando meu passaporte português com o ESTA válido. Quando retornei ao Brasil, vim em um voo de Orlando para o Rio de Janeiro com conexão em Miami. Tenho quase certeza de que no check in de volta em Orlando apresentei meu passaporte brasileiro. Estou questionando se a atendente no aeroporto não percebeu que eu não teria ingressado nos EUA com aquele passaporte (brasileiro). Meu passaporte português, em tese, só teria entrado nos Estados Unidos. é comum isso acontecer? Pelo que me parece vc fez isso, entrou com o italiano e depois quando saiu apresentou o brasileiro no check in!! ta td bem?

    ResponderExcluir
  65. Meu sobrenome é o mesmo nos dois haha já que eu tenho o português ta de boa.

    ResponderExcluir
  66. Olá Renata, tudo bem?
    Tenho cidadania Italiana, e assim como no teu caso, o meu nome italiano é diferente do brasileiro. ESTA aprovado tudo certo.
    Gostaria de saber se tens conhecimento de alguém que teve problema lá dentro, por ter entrado com o nome italiano e utilizado cartão de crédito e carteira internacional de habilitação com o nome brasileiro. Se me pararem, mostro tudo?? :)

    Obrigada. teu blog me ajudou muito até agora.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  67. Como quie vc sai do brasil com destino aos Eua, sem o visto? como eles sabem que vc tem o espanhol? ...

    ResponderExcluir
  68. Olá Renata, minha irá viajar em janeiro de 2014 e seu passaporte italiano vence em maio, você conhece as informações sobre validade? Ouvi dizer que são precisos 6 meses de validade para que ela possa ingressar nos EUA, isso procede? Tb ouvi dizer que não precisa dessa validade, que basta o passaporte ser válido no período da viagem. Vc sabe algo sobre isso? Terei que mandar fazer outro passaporte para ela ainda esse ano?

    ResponderExcluir
  69. Olá Renata,
    Veja se pode me ajudar, minha filha viajará em janeiro para os EUA e o passaporte italiano dela vence em maio, já ouvi dizer que é preciso seis meses de validade do passaporte, isso eh verdade? Vc sabe informar sobre esse período de validade? Obrigada
    Brena Fabia

    ResponderExcluir
  70. Ola Renata, boa noite. Você sabe se tendo so a identidade italiana eu posso viajar para os eua sem o visto? Me casei com italiano, (cidadão), moramos em Milão, porém tenho q esperar 2 anos pra ter direito ao passaporte vermelho, será q so com a identidade italiana eu posso preencher o ESTA?

    ResponderExcluir
  71. Bia noite Renata. Você saberia se tendo so a identidade italiana eu posso preencher o ESTA ou preciso do visto no passaporte brasileiro mesmo? Moro na italia e ja tenho a identidade, porém tenho q esperar ainda pra dar a entrada no passaporte italiano. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia! Que eu saiba é só com o passaporte. Mas talvez valha a pena se informar no consulado..

      Excluir
    2. As regras estas bem claras no site do esta: só com passaporte!

      Excluir
  72. As regras sao bem claras no site do esta: só com passaporte!

    ResponderExcluir
  73. Olá Renata, meu nome é Guilherme, quero saber se você pode me ajudar a esclarecer uma duvida... é assim: eu tenho o passaporte italiano e sou casado com uma brasileira e queremos ir para os EUA passear e ela contém apenas a "Bundesrepublik Deutschland Aufenthaltskarte" (carta de residencia na Alemanha) aquela que ela usa para poder trabalhar na Alemanha. Então, para quem tem o passaporte italiano basta apenas solicitar a isenção de visto pelo "ESTA" para poder entrar nos EUA, sem entrevistas e sem toda aquela burocracia para quem tem o passaporte brasileiro. E a minha duvida é se minha esposa pode entrar nos EUA com a mesma autorização que a minha, se não.. gostaria de saber como funciona. Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, se sua esposa tiver passaporte europeu então ela pode solicitar a isenção de visto via ESTA. Se só tiver o brasileiro, tem que passar pelos trâmites burocráticos mesmo.

      Excluir
  74. Estou tendo tantas dificuldades com o ESTA, preenchi formulário paguei no dia 10/03 e ainda não obtive a resposta um desordem que nos causa ansiedade e nervosismo pois as passagens compradas hotel reservado e nada da resposta....

    ResponderExcluir
  75. SOU FLAVIO
    Boa noite, sou brasileiro, mas tenho nacionalidade portuguesa, e estarei viajando para os EUA em abril 2014, gostaria de saber qual o tempo maximo posso ficar nos EUA, e se ha possibilidade de conseguir um vistro de trabalho depois deste tempo decorrido.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, infelizmente não tenho essas informações sobre visto de trabalho...! Quanto ao tempo máximo pra turista, que eu saiba são três meses.

      Excluir
  76. Oi Renata! Adorei seu post porque também tenho passaporte espanhol com outro nome. Em 2008 fui para os EUA e na época não precisava do ESTA. Checaram meu nome com a passagem que foi emitida com meu nome brasileiro e, claro, não bateu! Daí me mandaram para a salinha por somente 1 minuto que me pareceram uma eternidade! No final entrei, mas nunca mais voltei aos EUA. Sempre ficava na dúvida de tirar o visto e ir só com o brasileiro, mas agora lendo o seu blog vejo que não preciso mais me preocupar, afinal "cada um no seu quadrado" como você disse, ou seja companhia aérea checa nome do passaporte e passagem e imigração o passaporte válido não necessariamente o mesmo apresentado no check-in da cia aérea. Vou tirar o ESTA! Muchas gracias! :)

    ResponderExcluir
  77. Oi Renata! Adorei seu post porque também tenho passaporte espanhol com outro nome. Em 2008 fui para os EUA e na época não precisava do ESTA, mas checaram meu passaporte espanhol com o nome da passagem e, claro, não bateu! Daí me levaram para a salinha do pânico somente por 1 minuto, mas que me pareceu a eternidade. No final entrei e não fui mal tratada, mas nunca mais voltei aos EUA porque sempre fiquei na dúvida se era melhor tirar visto no passaporte brasileiro, apesar da minha última entrada ter sido com o espanhol. Agora fico mais tranquila, pois como você falou, "cada um no seu quadrado". Ou seja, imigração checa se o passaporte é válido e não confronta com o nome da passagem, a cia aérea checa o nome da reserva e o passaporte. Só precisamos nos atentar a a entregar os documentos certos para cada um. Vou tirar o ESTA. Muchas gracias!

    ResponderExcluir