quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dica 2: Visto para os EUA com passaporte europeu

Antes de ler esse post, aviso que fiz um atualizado em 28/6/13, disponível com as informações desse abaixo e de outro, aqui nesse link!
---
Tem algumas pessoas com dúvidas sobre como entrar nos EUA com passaporte europeu. Antes de viajar pra NY eu estava tão tensa com essa história que meu pai foi até o aeroporto de Guarulhos pra tirar a dúvida pessoalmente...tadinho! Entendo quem está na mesma situação, então, vou complementar o post de setembro.
É muito mais tranquilo do que eu imaginava. Depois de seguir todo o processo de isenção de visto pelo portal do Eletronic System for Travel Authorization você imprime a autorização de entrada (eu fiz várias cópias, por garantia!). E pode comprar a passagem com qualquer um dos nomes: ou do europeu ou do brasileiro. O que acontece é que você vai chegar no check-in com os dois passaportes (é obrigatório levar os dois!). E eles vão te perguntar: você fez a reserva com o nome de qual passaporte? (Eu tremi nessa hora...caipira, né?) Daí você fala, eles encontram, te autorizam e pronto. Nos EUA, na imigração, eu mostrei o europeu e ninguém questionou nada. Nenhuma pergunta. Muito, mas muito tranquilo! Foi um alívio quando eu saí do aeroporto e pisei em NY, porque até aquele momento eu também achei que algo ia dar errado.
Na volta, também não teve erro. Mostrei apenas o passaporte brasileiro (porque minha reserva estava com o nome do Brasil) e pronto. Sem stress. Sem perguntas. Sem sustos!
Fiquei feliz que o blog ajudou algúém. Espero que tenha respondido as perguntas, mas se tiverem mais, é só deixar comentário! Boa viagem e aproveitem!

105 comentários:

  1. Renata,
    Muito bom os seus post sobre a viagem para os EUA. já me ajudou bastante.

    mas mesmo assim ainda tenho algumas dúvidas.
    01- é necessário preencher mais algum formulário além do ESTA? Pois quando fui com o brasileiro as aeromoças dão um formulário no embarque para os EUA que pede algumas informaçoes básicas... como quanto de dinheiro está levando, quantos dias irá passar e etc. Quem possui o Passaporte Europeu precisa fazer isso?

    Muito obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo,

    O ESTA vc deve preencher bem antes da viagem, pois é a autorização de isenção de visto. No avião, tanto na ida quanto na volta, tem mais formulários a preencher sim, tratando exatamente de: que tipo de coisas (até animais e plantas!!!!) está trazendo!
    Como na volta eu já estava bem desencanada que havia dado tudo certo, não me lembro exatamente os formulários, mas lembro que a maioria das pessoas precisava preencher dois, enquanto quem tinha passaporte europeu precisava preencher apenas um!

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata!
    Brigadão pelo post!! Lendo seu relato fiquei bem mais tranquila.
    Só me surpreendi com a volta...eu achava que de NY pra cá teria que apresentar o passaporte espanhol, pelo fato do brasileiro não conter o visto.

    Mais uma vez obrigada!

    Abçs,
    Patty

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Patty. Eu tb achava. Mas acho que como estamos indo embora mesmo, eles nem ligam! rsrs
    E de qualquer forma, você estará com os dois passaportes, caso perguntem do visto.

    Abs,
    Renata

    ResponderExcluir
  5. Olá Renata, tenho a mesma situação da sua com uma diferença.
    Tenho passaporte brasileiro e espanhol, e irei para o EUA, estou fechando minha passagem e depois disso irei preencher a ESTA.
    Mas minha passagem é para o EUA e de la para Londres, vou ficar um tempo lá, mas ainda não sei quanto tempo.
    Minha passagem não tem volta para o brasil, tem na verdade uma volta "ficticia" para o EUA.
    ficaria assim:
    SAO - NYC
    NYC - LON
    LON - "NYC"
    Sendo que o ultimo trecho não irei utilizar, pois saia bem mais barato a passagem eu não comprando a volta para o brasil.
    Será que por eu não ter uma volta para o Brasil no EUA podem me barrar por algum motivo?
    Em NYC pretendo ficar 3 ou 4 dias, apenas para conhecer.
    Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Oi Manzano,

    pelo que eu sei, mesmo quando estamos com todos os documentos em ordem, ainda assim todo país tem autonomia pra barrar qualquer um por qualquer motivo...
    Infelizmente, não tenho como afirmar se isso pode ou não acontecer com você.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi Renata! Descobri agora este post com as informações que precisava! Muito obrigado pela dica!!

    ResponderExcluir
  8. Excelente! Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Renata,

    você salvou a vida de muitas pessoas. Parabéns pelo seu trabalho e empenho. Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  10. Ola Renata. Esse foi o unico blog que eu achei alguma informacao sobre imigracao com passaporte europeu. Ja deu pra dar uma esclarecida e me deixar preparado, pois eu estava preocupado tambem.

    Vou aproveitar e compartilhar a minha experiencia aqui tb.
    O computador aqui nao tem acento, entao me perdoem pela ortografia.

    Cheguei aos estados unidos num voo que fez escala em Miami e depois segui pra NY. No aviao me deram aquele papel pra preencher. Detalhe que todos os campos desse papel estao em portugues. Entao quando voce entrega na imigracao ja sabem de onde voce esta vindo.

    Preenchi o papel no aviao. Nesse papel voce coloca a cidadania. Coloquei italiano, pois tenho passaportes brasileiro e italiano. O pais que esta vindo (brasil) e o pais que nasceu (brasil).

    Cheguei na imigracao e apresentei para o oficial.

    Dialogo:

    Eu: Bom dia (entreguei o passaporte italiano);
    Oficial: Passaporte brasileiro por favor;
    Entreguei o passaporte brasileiro;
    Oficial: cade o seu visto no passaporte brasileiro;
    Eu: Nao tenho;
    Oficial: Vc ja veio nos estados unidos antes?;
    Eu: nao;
    Oficial: Tem reserva em hotel?
    Eu: tenho;

    Carimbou o meu passaporte e devolveu. Nao pediu nada. Eu tb fui curto e grosso. Nao dei muito papo nao.

    Fiquei um dia so nos estados unidos e vim pro canada tambem com o passaporte italiano. Aqui a coisa foi bem diferente. A imigracao em toronto foi uma simpatia. Perguntou onde eu morara e se meus pais eram italianos. Falei que minha mae era italiana (menti, ela nao eh). Nao pediu nada. Carimbou e pronto, me deixou passar, nao demorou nem 2 minutos.

    Espero ter ajudado,

    Jose

    ResponderExcluir
  11. Por favor, me ajudem. Estou lendo nos comentários que alguns compraram a passagem com o nome brasileiro e outros com o nome espanhol. A agência de viagens está recusando me vender com o nome brasileiro ( para mim e para meu filho) pois a cia de viagens está exigindo o nome espanhol. Estou querendo fechar logo mas estou morrendo de dúvidas. Já liguei pro consulado americano, pra policia federal. Tenho medo de comprar com o nom espanhol e não conseguir sair. Minha pergunta é: Alguém comprou a passagem com o nome do passaporte espanhol? Teve algum problemaq pra sair? Favor entrem em contato: balvidal@yahoo.com.br ou sms para (21) 80896161

    ResponderExcluir
  12. Renata! Muito esclarecedor o seu post. Só mais uma dúvida: o ESTA vc preenche com o nome igual do passaporte espanhol, né? Obrigada pelos esclarecimentos. Anelise

    ResponderExcluir
  13. Oi Anelise,

    Vc preenche todos os dados exatamente iguais aos do passaporte espanhol, pois é ele que pode ser isento de visto!
    Abs e boa viagem!

    ResponderExcluir
  14. Oie Renata !! Muito bom o seu post, estou com muitas dúvidas tbm, e cada lugar que eu vou me dizem uma coisa, inclusive em agências de viagem. Tenho o passaporte alemão, e o brasileiro já esta agendado, minha autorização ESTA já foi aprovada. Quero emitir minha passagem, mas pedem o número do passaporte, posso emitir com o número do alemão? Vai interferir na hora de sair do Brasil? No brasileiro vou ter o sobrenome do meu marido adicionado, mas o resto do nome é igual. Obrigada desde já. Abraços. Paula

    ResponderExcluir
  15. Desde já agradeço por nos ajudar a tirar as dúvidas que angustiam tanto quem tem que passar por essa maratona. No meu caso, eu liguei para a American Airlines e me foi orientado a usar o último nome que está no passaporte espanhol, ou seja, o que será usado na imigração, para emitir o bilhete. Vou agora em jan/2012, me desejem sorte, rs

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pelas informaçoes, foram de muita valia no processo de viajar com dupla cidadania.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Oi Renata,
    obrigada pelo post. Me ajudou muito pq tenho cidadania italiana!!!!Uma dúvida: sobre as perguntas do ESTA. São tranquilas mesmo? Tem algo perguntando sobre renda, carteira assinada ou bens em seu nome? É que sou advogada, estudando pra concurso...não trabalho e não tenho bens no meu nome. Meu pai que pagará minha viagem. Será que consigo o ESTA? Obrigada. Lorena

    ResponderExcluir
  18. Que bom que ajudou, Germano!
    Lorena, as perguntas do ESTA são realmente tranquilas. Não seguem o extenso questionário que a maioria dos brasileiros precisa para tirar o visto comum. Entra lá, você vai ver. É rápido e simples!
    Abs

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Renata. Outra coisa, vc já foi para o exterior estudar inglês? Tem o tal do i-20 para alguns cursos que exigem o visto de estudante. De qualquer forma, vc sabe se com o nosso passaporte europeu podemos fazer esses cursos sem precisar de visto de estudante? Obrigada mais uma vez :) Lorena

    ResponderExcluir
  20. Ai Lorena, desta vez não consigo te ajudar. Não estudei fora, não!
    bj e obrigada pelas visitas!

    ResponderExcluir
  21. Oi Renata,

    já preenchi e enviei o ESTA e obtive a aprovação. Meu nome é João Alexandre e assim coloquei como primeiro nome. Me disseram que eu deveria ter posto só João. Bem, me deram a aprovação do modo que fiz. Posso considerar que está correto então? Obrigado. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Oi muito bom seu post, o unico que achei esclarecedor da internet...tenho uma duvida entrarei com meu passaporte italiano e meu namorado com o brasileiro...é a mesma fila?
    Obrigado... Maria Rita

    ResponderExcluir
  23. João, se deram a aprovação acredito que não terá nenhum problema!
    Maria Rita, quando eu cheguei em NY era a mesma fila (enooorme!) pra todo mundo!
    Abs

    ResponderExcluir
  24. Rê, boa tarde!

    Muito esclarecedor seus posts!

    Mas sigo com uma dúvida!

    Vou para os EUA em Maio/2012, gostaria de usar meu passaporte espanhol (que tenho nome Mariana Galan Simões) seguindo seus passos de pedir autorização a ESTA.

    Acontece que já emiti a passagem de ida e volta com nome de Mariana Tonetti, sendo o Tonetti nome que agreguei depois que casei.

    Pois meu nome no passaporte brasileiro e todos os demais documentos (RG, CPF...) é Mariana Câmara Galan Tonetti.

    Ou seja, as passagens estão com o Tonetti - que não consta no passaporte espanhol, apenas no brasileiro....

    Estou em dúvida e perdida.
    Pois não gostaria de ter que passar pela burocracia de tirar o visto americano!

    Se puder me responder, agradeço!

    Bjos,
    Mariana

    ResponderExcluir
  25. Mariana,
    comigo foi a mesma coisa e não houve problema. Eles estão acostumados com essa diferença de nomes. Você pode comprar a passagem com qualquer um dos nomes e utilizar o ESTA no passaporte europeu.
    Abs

    ResponderExcluir
  26. Rê, fico muito feliz com sua rápida resposta!
    Vou providenciar já a ESTA e levar os dois passaportes, certidão de casamento e demais documentos!

    Obrigada!!

    Super beijo,
    Mariana

    ResponderExcluir
  27. Rê, bom dia!
    Mais uma vez, obrigada pela resposta.
    Mas ontem, conversando com meu marido surgiu uma dúvida...meu vôo tem conexão, sai de SP e pára em Washington para depois seguir para San Francisco - meu destino final.

    Depois de ter passado pela imigração com meu passaporte espanhol e a ESTA em Washington, para seguir viagem para San Francisco a cia aérea pede a passagem e confere com o passaporte para se certificar se quem esta lá é aquela pessoa mesmo certo?
    Nessa hora como o nome da minha passagem está apenas no passaporte brasileiro, apresento o brasileiro e cadê o visto? Eles fazem essa conferência?

    Creio que a parte de fiscalização e imigração é tranquilo, mas e as cias aéreas? Eles podem se pegar nesses detalhes?

    Quando você foi, fez vôo direto?

    Na volta, a conexão é na Cidade do México....

    Obrigada mais uma vez!

    Bjos,
    Mariana

    ResponderExcluir
  28. BOA TARDE RENATA:
    TENHO DUPLA CIDADANIA (BRASILEIRA E ESPANHOLA) E ESTOU COM UMA DÚVIDA.
    VOU VIAJAR EM FEV/2012 PARA NY E NAO TENHO O VISTO AMERICANO. PRETENTO USAR O ESTA, E NA HORA DE COMPRAR MINHA PASSAGEM, PEDEM O NUMERO DO PASSAPORTE. QUAL DEVO INFORMAR, O BRASILEIRO OU ESPANHOL? POR FAVOR ME AJUDE, POIS ALÉM DESSA DÚVIDA, QUERO COMPRAR MINHA PASSAGEM AMANHÃ E SOLICITEI A RENOVAÇÃO DO MEU PASSAPORTE ESPANHOL QUE AINDA NÃO CHEGOU (AI NÃO SEI O NUMERO DELE)

    ResponderExcluir
  29. Pode comprar a passagem com passaporte brasileiro e utilizar o espanhol na hora do check-in sem problemas. Só que você mostrará os dois passaportes, que devem estar válidos. A compra pode ser com o número de qualquer um.
    Abs!

    ResponderExcluir
  30. Minha duvida é com relação ao nome. Meu nome no passaporte espanhol é André Vaz Garcia e nos documentos, assim como no passaporte brasileiro, é André Garcia Nunes, estou preocupado com essa confusão de nomes, pelo que entendi posso fazer tudo com meu nome brasileiro (passagem, hotel, etc...) e apenas para entrada noa EUA usar o passaporte espanhol, correto ?

    Outra duvida é com relação a que já tive o visto americano negado no meu passaporte brasileiro, isso me complica de alguma maneira ? Já troquei de passaporte mas eles tem o histórico, isso faz com que mesmo eu usando o passaporte espanhol me obriga a tirar um visto americano ?

    ResponderExcluir
  31. Oi Renata,
    Tenho a passagem marcada para o Dia 02/02/2012,
    vou fazer o ESTA hoje, será que tem algum prazo anterior a viajem a ser feito ?
    Muito obrigada
    Isabela.

    ResponderExcluir
  32. Oi Renata, vou viajar com as minhas duas filhas menores para a Disney. Meu marido não poderá ir conosco. A autorização para sair do Brasil com as meninas está ok. Como vamos entrar com os passaportes da união européia gostaria de saber se na volta preciso de alguma autorização para sair dos Eua com as crianças. Ou como o Brasil é meu país de residência o que vale é a autorização daqui???
    Obrigada
    Erica

    ResponderExcluir
  33. Oi Renata!
    Tenho passaporte português e estou preenchendo o ESTA. Tenho uma dúvida na pergunta país de nascimento, devo colocar Portugal porque estou pedindo com passaporte desse país, não é?
    Agradeço e aguardo seu retorno.

    Liliana Resende

    ResponderExcluir
  34. Oi Liliana. Coloque o que eles pedem, que é o País onde nasceu mesmo, independentemente da segunda nacionalidade.

    abs
    Renata

    ResponderExcluir
  35. Renata, parabéns mil vezes...seu blog é muito esclarecedor. Então.... Tenho o passaporte portugues e o brasileiro c visto vencido. Para evitar mais gastos estou viajando c o pass portugues mas pelo q entendi devo levar os 2 comigo p viajar? Mesmo o brasileiro não tendo isto? Estou indo c dados preenchidos do pass portugues...

    ResponderExcluir
  36. Oi Paula,

    tem que ir com os dois, sim. E se eu fosse você, checaria se tem problema o passaporte brasileiro estar vencido.
    Se puder compartilhar depois, deixe outro comentário!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  37. Renata, boa noite, uma duvida, meu marido tem o passaporte italiano, e ja preenchi o Esta e pagamos a taxa de 14 dolares, mas uma amiga me informou que alem disso ele tinha que ter um visa no passaporte, que seria um selinho, porem qdo ele mandou fazer o passaporte em julho deste ano perguntaram se ele ia viajar e ele pagou uma taxa que valia para 3 anos, isso ~e o visa ? ele precisa de mais alguma coisa alem do Esta ?

    ResponderExcluir
  38. Olá Renata,
    Nao sei se já foi comentado anteriormente, mas sobre o que li em alguns posts isso pode esclarecer algumas duvidas...
    Sobre o seu passaporte, voce precisa que o seu passaporte brasileiro esteja em dia por causa da imigração na saída do Brasil, mas para este não interessa a situação do seu visto. E quando chegar aos EUA, o passaporte que usará para entrar no país é o europeu, portanto tambem nao importa a situação no seu visto no passaporte brasileiro, como para eles tampouco importa a situacao do próprio passaporte brasileiro, voce estará entrando como cidadã européia.
    Abcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Já foi dito, sim, mas obrigada por reforçar!

      Excluir
  39. Luciana,
    que eu saiba o passaporte tem que ser o novo, que vem com um chip interno e código de barras, e ter o ESTA válido.
    E só!

    ResponderExcluir
  40. Infelizmente passei uma situação deprimente no aeroporto de NY. Mostrei meu passaporte suiço (já registrado no ESTA) mas a oficial da imigração solicitou meu passaporte brasileiro, visto eu já ter viajado outras vezes para os EUA e ter entrado com passaporte brasileiro. Esta oficail não compreendeu por que eu estava usando o suiço, que inclusive tinha sido uma solicitação do governo suiço.Além desta oficial ser muuuiiito mal educada. Fui levado ao encarregado do setor, que facilmente compreendeu a situção e carimbou meu passaporte suiço. Confesso que foi uma péssima experiência.

    ResponderExcluir
  41. Olá Renata, tenho uma dúvida, tenho cidadania espanhola também e estou indo para os estados unidos agora, se por algum motivo eles pedirem algum tipo de identificação extra com foto, posso mostrar meu passaporte brasileiro la?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode mostrar. Mas o passaporte espanhol também é uma identidade válida.

      Excluir
  42. ola renata , tenho uma duvida,possuo cidadania espanhola e estou indo para londres, minha prima quer fazer checkin pelo computador um dia antes do embarque devo colocar o numero do passaporte europeu ou brasileiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloca o número do passaporte que você vai usar para sair. Se comprou a passagem com o nome do passaporte brasileiro, coloca o número dele. Se comprou com o nome do espanhol, coloca o do espanhol!

      boa viagem

      Excluir
  43. Oi Renata.

    Veja se você ou alguém já viu minha situação.

    Vou entrar nos EUA com o passaporte brasileiro, com visto de estudante. Pretendo, durante a viagem, ir para o Canadá durante uma semana (turismo) usando o passaporte italiano, sem visto, e depois voltar aos EUA novamente com o brasileiro.

    Isso é possível? Será que dá rolo? Não tem nada de errado ao meu meu, já que estarei usando meus direitos como cidadão italo-brasileiro. Mas sei lá né...

    Bjs,
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba não há nada de errado, não! Mas por via das dúvidas eu checaria no consulado canadense.

      Boa viagem!

      Excluir
  44. ola Renata
    tenho uma duvida,viajo dia 27 de ago 2012 p nyc,tenho passaporte italiano com visto americano valido ate 2016,e o brasileiro ,ja que sou brasileiro,preciso ainda do ESTA? obrigado Lauro

    ResponderExcluir
  45. ola Renata
    tenho uma duvida,viajo dia 27 de ago 2012 p nyc,tenho passaporte italiano com visto americano valido ate 2016,e o brasileiro ,ja que sou brasileiro,preciso ainda do ESTA? obrigado Lauro

    ResponderExcluir
  46. Lauro, se você já tem visto no italiano não tem porque pedir o ESTA (que é a isenção de visto). De qualquer forma, você precisará dos dois passaportes mesmo!
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  47. Renata,
    Comprei minha passagem no nome do brasil que é completamente diferente do nome da espanha. Nos EUA, não te questionaram se você era a mesma pessoa por ter o nome diferente ? Estou nervosa com isso!

    ResponderExcluir
  48. Thais, Eu também estava nervosa, mas não tem problema algum. Na imigração você só apresenta o passaporte espanhol e pronto! Não tive nenhum questionamento.
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  49. Oi pessoal! Estou desde o ano passado tentando não esquecer de postar auqi minha experiencia....mas sempre esqueço.rs
    Mas vamos la!

    Ano passado estava nesse impasse de ir pros EUA com o passaporte espanhol sem precisar do visto. O problema:meu nome espanhol é diferente do brasileiro.
    Depois de mto procurar (inclusive aqui no blog!) realmente vi q era só preencher o ESTA e ok! Comprei a passagem, com o nome do passaporte espahol, pra não dar xabu la nos states.

    Mas o melhor, vem agora: pra embarcar,aqui em SP, utilizei somente o passaporte espanhol, tanto no check-in qto na PF. Mas levei o brasileiro guardado, pois o pessoal da TAM pede só pra conferir.
    Na hora de passar na PF, fui na fila de estrangeiros, e apresentei o passaporte espanhol junto com a minha identidade brasileira. E pronto!
    Pra voltar aí fui na fila dos brasileiros. Muito sussa.

    E la tb pra chegar foi super tranquilo. Fui em Abril pra Miami. Acho q como era a primeira vez, o moço de lá fez as perguntas basicas...qto tempo eu ía ficar,com quem eu tava, onde eu trabalhava, etc. Aí em Junho do mesmo ano fui pra NY e la foi totalmente o contrário. Nao perguntaram nada, só pediram pra eu colocar a digital e pronto. Fui às compras novamente.rsrs

    É isso gente! Super tranquilo!

    Espero que minhas infos ajudem!

    Bjos,

    Patty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode servir como precaução, mas realmente o passaporte brasileiro NÃO é necessário. Tenho passaporte portugues há dois anos e tenho viajado para os EUA sem qualquer problema.

      Excluir
  50. Tenho passaporte espanhol, mas vou viajar com minha milher e com meu filho que já é maior de idade. Nosso visto americano (10 anos) vence em novembro. Estou em dúvida se peço visto para mim tambem, fico preocupado em qualquer eventualidade (?)sermos separados na imigração etc.. o que você acha?
    Sid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A separação na imigração americana é apenas entre cidadãos norte-americanos ou não. Vc não vai se separar da sua família, mesmo que vc viaje com o espanhol e eles com o brasileiro. O problema, pelo o que vc está alegando é a validade do visto inferior a seis meses.

      Excluir
  51. Sid, é uma possibilidade, mas infelizmente não tenho como te dizer se é melhor ou não!

    ResponderExcluir
  52. renata tambem fui a nova york e correu tudo igual voce, agora volto para os estados unidos em dezembro, como mostramos o passaporte bradileiro na saida, sera que nossa saida com o italiano tambem foi registrada?voce voltou novamente aos estados unidos?obrigada.beijso

    ResponderExcluir
  53. Renata,
    Acabei de tirar meu passaporte espanhol e pretendo viajar aos Estados Unidos ano que vem. Já tive visto negado em 2004. Estou pretendendo ir e voltar como espanhol. O que você acha? Grato. André

    ResponderExcluir
  54. Respondendo os dois últimos comentários:

    - Não voltei aos EUA ainda pra saber se dá um "erro".
    - André, se você conseguir tirar o ESTA ele te dá uma isenção de visto. Infelizmente, ainda que você não tivesse o visto negado anteriormente, nada impede que um País barre a entrada de alguém. Existe a possibilidade, mas pelo que sei ela é bem reduzida quando existe o ESTA, passagem de ida e volta comprada e toda forma de comprovação de que você tem uma vida estabelecida aqui!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mesmo nao sabendo por ainda nao ter voltado aos states ,obrigada por responder,se alguem tiver essa informacao fico no aguardo a informacao que obtive da tam e que eles marcam a saida pela lista de passageiros, mas sempre e bom saber de alguem que ja tenha voltado..um abraco

      Excluir
    2. de acordo com o site da embaixada, um cidadão de país que não precise de visto (só do ESTA) precisará tirar visto se "Teve visto ou admissão aos Estados Unidos recusada anteriormente ou não obedeceu as condições de admissão pelo VWP anterior"

      Excluir
  55. gente, me ajudem...
    eu vou tenho passaporte espanhol e ja peguei o visto via ESTA, só que vou fazer conexão no Panamá...alguem sabe como fazer ? entro la com o Brasileiro e saio com o espanhol ??? ou so uso o espanhol nos EUA...onde também vou fazer conexão em miami para NY...
    obrigada pela ajuda
    camilavazquez@msn.com

    ResponderExcluir
  56. Bom dia, estou nos eua como estudante com visto no passaporte brasileiro pois vou ficar 1 ano e visto multiplo, tenho tambem o passaporte italiano. Gostaria de visitar o Canadá pois estou na divisa, será que posso sair dos eua com o brasileiro e entrar no Canada com o Italiano? Posso mostrar os dois? Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saia dos EUA com o brasileiro, entre e saia do Canadá com o italiano e entre novamente nos EUA com o brasileiro.

      Excluir
  57. Bom dia! Estou sem saber o que fazer se alguém já tiver tido essa experiência me ajude. Meu marido e meu filho irão para EUA , com o passaporte Italiano, eles possuem nomes iguais no passaporte, pois apesar de no brasileiro o de meu filho ter o filho no final , na Itália filho, neto ou Jr. Eles não reconhecem.Entao estou com medo de quando pedir o esta eles vendo nomes iguais eles possam não autorizar será? Outra questão é que tirei minhas passagens com o nome como consta no documento do Brasil (com o nome de meu filho com o filho no final e a companhia aérea united diz que não pode ser possivel embarcar dessa forma. Tem que ser com o nome como esta no Italiano.

    ResponderExcluir
  58. Renata, me responda se puder. Sou cidadã italiana, e estou morando aqui na italia. Tive o visto negado em 2011 para EUA, como brasileira, por ter morado lá com visto de turista. Preencho o ESTA como italiana? O q vc acha sobre a entrada lá? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  59. Quanto tempo temos de permissão para permanecer nos EUA com dupla cidadania e esse ESTA aprovado?????
    Agradeço já,
    João Mathias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo de permanencia é aquele autorizado para turistas. O ESTA tem validade de 2 anos: nesse período, viaje para lá quantas vezes quiser usando a mesma autorização.

      Excluir
  60. Respondendo os dois últimos posts:

    - Preencha o ESTA com os dados do passaporte europeu.
    - João Mathias, não posso afirmar o tempo certo, pois fui como turista, com data certa pra voltar!

    ResponderExcluir
  61. Oi Renata,
    vou para a Disney passar o natal e o ano novo. Tenho o passaporte espanhol e o visto do ESTA em mãos, separei também meu comprovante de cidadania e minha certidão de nascimento espanhola. Porém ainda estou com um pouco de medo do que vão me falar na imigração...
    É tranquilo mesmo? Posso ir sem preocupação?

    Agradeço desde já.
    Anna Júlia

    ResponderExcluir
  62. Anna Julia,
    comigo foi muito tranquilo. Como o passaporte funciona como um "RG", nem é necessário levar o comprovante e a certidão.
    Boa viagem!!

    ResponderExcluir
  63. Ei Renata!

    Possuo dupla cidadania (Itália/Brasil), mas tirei o passaporte italiano há bastante tempo, razão pela qual meu passaporte não tem "chip". Algum tempo atrás, procurei saber a questão do visto americano para passaportes sem "chip" e parece que a burocracia é um pouco maior.

    Estou indo à NYC com minha namorada e retiramos juntos o visto americando em nossos passportes brasileiros. Minha namorada não possui dupla cidadania.

    Será que você saberia algo sobre conseguir visto americano com passaporte sem "chip". Além disso, você sugeriria que eu retire ou não o visto americano no meu passaporte italiano? Sinceramente, acho que não tenho necessidade, pois já possuo visto em meu passaporte brasileiro, entretanto, fui aconselhado por alguns amigos a levar os dois passaportes com visto. O que acha?

    Desde já, agradeço e elogio seu excelente bog.

    Abrçs,
    Fabrício

    ResponderExcluir
  64. Ola Renata!! Eu tenho 15 anos e eu penso em viajar para os EUA para fazer turismo... então, eu li em um dos comentarios que o cara pediu o passaporte brasileiro e perguntou se tinha visto, mas o cara nao deveria ver apenas o europeu? AMEI sua postagem!! Quando puder postar ficarei agradecido!!

    ResponderExcluir
  65. Renata, adorei o seu post!
    Mas, ainda tenho uma dúvida, é necessário avisar o consulado espanhol da sua ida aos EUA ou apenas o ESTA já é suficiente?
    Obrigada!
    Marianna

    ResponderExcluir
  66. Olá! Esse post foi ultra esclarecedor! Muito obrigada!!
    Só me restaram 2 dúvidas:

    - Você levou comprovantes de que tinha renda, estava na faculdade ou trabalhando?

    - Quando chegou lá, fizeram perguntas do tipo de quem veio sua cidadania, onde trabalha e o que veio fazer nos EUA? (Eu li no post nenhuma pergunta, mas fiquei na dúvida se era relativa ao passaporte ou a tudo).

    Fernanda

    ResponderExcluir
  67. Ola Renata, parabéns pela sua iniciativa de ajudar. Aproveitando estou com algumas duvidas e se possível gostaria que me respondesse.
    Bom, tenho cidadania Italiana, preenchi o ESTA, efetuei o pagamento referente a U$ 14,00, logo em seguida imprimir o recibo. Seria somente isso? Essas informações estarão na imigração Americana? Ou tenho que ter algum carimbo ? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  68. gostaria de completar seu post, eu havia feito a pergunta sobre o retorno,pois tinha saido dos states com passaporte brasilerio, voltei para la com o passaporte italiano,sem problemas,quando voce vai por companhia aerea eles ja informam sua saida,nao esquecam de preencher documentacao para compra das passagens de ida e volta com numero do passaporte italiano.um abraco

    ResponderExcluir
  69. Renata,

    Muuuuito legal ter achado o seu blog !!!!!!!!!
    Gostaria de lhe agradecer pelo esclarecimento prestado em seu Blog. Irei para USA e Canada em Maio, tenho dupla cidadania, brasileira e espanhola e portanto tenho sobrenomes diferentes. Estava tensa, sem informações de como deveria emitir a minha passagem/visto, etc, tive medo até de ir e ser deportada rs,rs.
    O que fiz? Para poder comprar a minha passagem com antecedencia, em Novembro fui no Consulado Espanhol, falei com a American Airlies e cheguei até a ligar para a Policia Federal para tirar a duvida sobre o nome que deveria ser emitido na passagem. Nome brasileiro ou espanhol ? Acho que se tivesse achado a sua informação teria diminuido o meu caminho das "pedras". Foi muito bom confirmar tudo no seu blog, fiz a emissão da minha passagem com o meu nome espanhol, embarcarei com os dois passaporte no Brasil, já fiz todo o processo de isenção de visto para U.S.A pelo portal do Eletronic System for Travel Authorization (ESTA), foi tudo rápido de um dia para outro recebi o email com o ESTA. O retorno da minha viagem, Toronto-Rio, na passagem também está constando o meu nome de espanhol, mas apresento os dois passaportes para entrar aqui no Rio e acredito que também não terei problema, não é? E se o problema for aqui, estou em casa, falam a minha lingua, tudo se resolve.. Bjs mais uma vez obrigada! Angela Vega

    ResponderExcluir
  70. Oiii Renata, tudo bem ??

    Já preenchi o formulário e imprimi o comprovante de pagamento, Foi esse que vc mencionou no post q imprimiu varios ?

    Eu vou receber alguma resposta antes do dia do embarque ou vou saber se vou conseguir entrar no pais so no dia do embarque ?

    Meus passaportes sao Italiano e Brasileiro. Eu coloquei todos os dados do italiano, pois sempre viajo com ele.

    Beijinhos

    Bruna De Biase

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna

      eu imprimi vários por pura precaução.
      fiquei com medo de perder...sei lá.
      Você não vai receber resposta alguma antes do embarque. É na hora do check-in e na entrada do país que você apresenta o ESTA.
      Boa viagem!

      Excluir
  71. Boa Tarde a todos e principalmente Renata que ajuda e muito a todos estes irmãos brasucas que assim como eu possuem duvidas para viajar para o Exterior. Abaixo irei descrever minha Saga !rs

    Meu nome é Mauro e hoje tenho 32 anos , já obtive ao longo da minha adolescência um histórico de 2 vistos negados para E.U.A
    e 1 visto negado para o Canada, que beleza em !!!
    enfim já tive 2 passaportes brasileiros e hoje
    estou providenciando o meu 3 passaporte brasileiro por ter vencido também.
    Para minha felicidade Antes de eu casar consegui o Passaporte Europeu (Português) que
    tanto corri atras , enfim , fiz uma bela viagem
    para EUROPA e conheci vários países inclusive
    Reino Unido (Londres) e hoje me
    encontro novamente em um Dilema da Vida que é
    viajar para EUA com minha Esposa, Porém tenho
    Passaporte Brasileiro e estou com uma baita duvida de fazer o ESTA e conseguir a autorizacao normalmente com o meu passaporte portugues e renovar o passaporte brasileiro e embarcar sem o visto no Passaporte Brasileiro !!!
    Dai que o bixo pega, Sera que mesmo com o Esta e tendo estes belos históricos em meu nome no Passaporte Brasileiro compensa embarcar apenas com a Autorização do ESTA e sem o visto no novo passaporte Brasileiro !!???? Por favor me ajudem

    muito obrigado pelo Post esta me ajudando muito em outras grandes duvidas..
    Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, não sei bem como eles negam os vistos, mas no seu caso, como você nunca tirou o ESTA, não custa tentar! O pior que pode acontecer é negarem..!

      Excluir
  72. Muito obrigada, o blog ajudou muito!! Viajo para os EUA em maio e estou com medo, solicitei meu ESTA hoje e estou aguardando a aprovação...

    Para quem tem o passaporte Italiano, para entrar no Mexico não é necessário visto e nem autorização, certo?

    Obrigada. Tina

    ResponderExcluir
  73. Obrigado pelo blog, as dicas são valiosíssimas!
    Tenho o passaporte português e o brasileiro (este último sem o visto americano), ambos indicando o nome de Marcos Antonio, mais o nome de família (sobrenome). Preenchi o ESTA indicando como primeiro nome apenas Marcos (sem o Antonio).
    Já tive duas vezes nos Estados Unidos, com passaporte brasileiro, a primeira em 1981 e a segunda em 1993.
    Terei problema na imigração, pelo fato de o ESTA indicar somente o meu primeiro nome (Marcos)? E também pelo fato de agora eu viajar com o passaporte português?

    ResponderExcluir
  74. Tina,

    infelzmente, não sei como funciona o visto par o México!

    Marcos,

    esse problema do nome, ao que me parece, é igual ao meu. Ou seja, me parece que não tem problema, não.

    ResponderExcluir
  75. Nossa Renata, que post perfeito! Eu fui lendo e parecia magica você respondendo tudo o que eu precisava!! Só uma perguntinha, aqui no Brasil eles não olham se eu tenho o visto no passaporte brasileiro? É que o meu passaporte esta vencido junto com o visto, vou renová-lo agora para viajar em julho! Tem problema nao ter visto no brasileiro e só o ESTA no alemao? Eu li também numa reportagem: "Vale lembrar que o número de autorização fornecido pelo Esta não garante a entrada nos Estados Unidos. Segundo informações da Embaixada. A aprovação Esta apenas autoriza o viajante a embarcar rumo ao país. Os inspetores da Alfândega e Proteção de Fronteiras do ponto de entrada nos EUA têm autonomia para determinar se o viajante será admitido nos EUA." Devo me preocupar?

    Obrigada desde já, desculpa o incomodo novamente !!

    ABraços


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena,
      Que bom que o post ajudou. Quanto às suas dúvidas: não tem problema não ter o visto no brasileiro, desde de que ele esteja na validade, pois você sai do Brasil com ele e entra nos EUA com o alemão. Eu mesma fui sem visto no brasileiro.
      Quanto ao que você leu: de fato, todo país tem soberania para impedir a entrada de viajantes ao país, mesmo com concessão de visto e/ou isenção de visto. É um risco inerente à viagem, mas cada vez mais incomum e improvável em se tratando de turistas com todas as comprovações (hospedagem reservada, passagens de ida e volta, residência e trabalhos fixos no país de origem e etc).
      Abs e boa viagem!

      Excluir
  76. Olá, eu gostaria de saber do Mauro o que ele resolveu fazer, ninguém postou nada a respeito do que ele comntou, sendo que ele teve vistos negados com passaporte Brasileiro e agora pretende preencher o ESTA e utilizar o passaporte Português. Meu caso tem alguma semelhança e estou curiosa, Obrigada !.Cacá.

    ResponderExcluir
  77. Boa noite,
    Eu tenho passaporte europeu desde 2008, entrei nos EUA várias vezes, mas agora vou fazer um processo de renovação e averbação/transcrição do meu divórcio nele. Vou ficar sem ele por mais ou menos uns 6 meses, pois o processo é longo.
    Pergunta: nesse meio tempo se precisar ir para os EUA, posso pedir visto americano no meu passaporte brasileiro?
    Obrigada e precisava saber a resposta urgente!!!
    carolhuertas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  78. RENATA,vc levou comprovante da faculdade ou de trabalho quando viajou?

    ResponderExcluir
  79. Olá Renata ! Muito bom o seu blog! Estou planejando uma viagem para a costa oeste dos EUA, e estava com as mesmas duvidas , principalmente na hora de comprar a passagem nos sites , que diziam que deveria estar igual ao nome do passaporte. Fiquei na dúvida em qual colocar e se ia dar algum tipo de 'problema'. Como tenho a nacionalidade espanhola, estava com medo de comprar e acabar não embarcando ! Mas que bom que achei seu site, todas as suas dicas foram super legais e como todos comentaram aqui muito bem explicado! Dá para ficar mais tranquilo agora, comprar a passagem e embarcar sem ficar com o 'medo' que vc descreveu no seu post! Muito bom msm! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  80. Bom dia Renata,
    Vou viajar para Boston no final de Junho e ficarei lá por um mês, lá ficarei na residência de parentes que são legais no país e já peguei a autorização do ESTA, porém gostaria de ir visitar o Canadá, você sabe se pode ter algum problema no meu retorno aos EUA? Devo fazer algum pedido?

    ResponderExcluir
  81. Olá, só para constar mais uma experiência: Tenho passaporte português, e estava super preocupada se iriam me perguntar algo sobre minha cidadania, ou se eu trabalhava.
    Acabei levando uma carteira de estudante internacional que ficou esquecida na minha mochila!
    Cheguei por Charlotte, na Carolina do Norte e a única pergunta que me fizeram foi: "business or pleasure?" Aí eu respondi vou pra Disney e meu carimbinho estava lá lindo, sem mais nenhum questionamento.
    Quanto aos nomes diferentes acredito que estejam acostumados mesmo.
    Eu levei meus 2 passaportes juntos numa carteira transparente e tirei o europeu na hora, na frente da senhora que me concedeu o carimbo e ela não deu nem uma olhada mais longa pro meu passaporte brasileiro. Então minha recomendação é relaxem!!

    ResponderExcluir
  82. Renata o seu post é simplesmente maravilhoso!!!, me tirou várias duvidas, mas mesmo assim permaneci com algumas indagações, bom em outubro eu e minha namorada estamos planejando ir para nova york, eu ja tirei o ESTA no meu passaporte holandês, gostaria de saber se portando comprovante de hospedagem ajuda,também gostaria de saber se compro a passagem como o numero do passaporte brasileiro ou holandês, ah so pra finalizar oque vc levou de comprovante de trabalho? a imigração é tranquila? muito obrigado desde já!!René

    ResponderExcluir
  83. OLa, minha amiga casou com americano, foi impedida de embarcar na conexão panama, pois tem visto turista e passagem só de ida. Agora (30 dias depois) comprou passagem ida e volta de outra empresa aerea, enquanto faz documentação casamento civil. Há possibilidade de rastrearem a tentativa anterior?

    ResponderExcluir
  84. Olá renata poderia me auxiliar ? Viajo para Orlando com conexao em Houston em setembro e comprei minha passagem com nome Brasileiro e pretendo usar o meu passaporte espanhol duvida : 1) Aqui no brasil apresento os dois passaportes ? mesmo com os nomes diferentes ? 2) devo mudar minha passagem para meu nome espanhol que é totalmente diferente do brasileiro ? 3) ao chegar em Houston que de lá embarco para orlando apresento qual passporte ? 4) saio de orlando com conexao em NY depois brasil apresento qual ? 5) O esta preencho com meu nome espanhol ou brasileiro ? / minha passagem coloco qual numero de passaporte ?

    ResponderExcluir
  85. Renata, por favor , se for possível, me ajude em um dilema: eu e minha família, temos viagem marcada para 30/6/13 para NYC. Eu tenho passaporte brasileiro com Visa válido. Minha mulher e filhos não têm Visa . Porém, têm os passaportes da Iália ( emitidos em setembro de 2006) , com "código de barras" , mas as fotos não são digitalizadas. Os ESTAS foram autorizados. Você acha ou sabe se corremos o risco de não nos deixarem entrar? Grato? Carlos.

    ResponderExcluir
  86. Olá!
    Aonde consigo o formulario ESTA ?

    ResponderExcluir
  87. Oii renata

    Ja tive o visto negado a 1 ano atrás, Como brasileira
    Tenho cidadania portuguesa, pretendo viajar com o passaporte portugues... esse visto meu negado pode implicar na autorização que posso pegar para entrar sem visto.....não consigo esclarecer essa duvida em nennhum lugar....to muito preocupada com isso....pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc conseguiu entrar com o passaporte europeu? Estou na mesma situaçao...

      Excluir
  88. Ai que bom ler seu post.
    Acabei de chegar da PF onde fui renovar meu passaporte, que estava com nome de solteira, assim como o meu italiano, e a passagem, que eu já emiti com o mesmo nome......E hoje, os funcionários mudaram meu passaporte brasileiro, para o nome de casada. Ufa......vc me aliviou......não preciso mudar nada !!!

    ResponderExcluir