segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dica: visto para os EUA com passaporte europeu

Antes de começar a ler esse post, aviso que fiz outro em 28/6/13, bem atualizado, contendo informações desse post abaixo e de um outro a respeito de dicas de visto para os EUA com passaporte brasileiro. Então, melhor ler tudo aqui!

---
Os brasileiros ocupam a 28ª posição no ranking global das nacionalidades que podem entrar em outros países sem visto. São 130 países para onde podemos viajar sem essa burocracia, segundo levantamento feito pela empresa especializada em imigração Henley & Partners, e que apontou a liberdade para viajar dos cidadãos de 193 países e territórios.
Essa notícia me fez lembrar de um post/serviço que estou há tempos pra escrever, sobre visto para os EUA. Na verdade quero compartilhar a minha experiência recente. Sou brasileira e tenho cidadania espanhola. Tenho os dois passaportes: o espanhol (europeu) e o brasileiro. Querendo ir para os “States”, lógico que preferi o visto pelo espanhol, pela facilidade e economia (não gastei um real com isso, muito menos dólar!). Mas e quem é que te fala como funciona? Eu tinha várias dúvidas:

- Preciso tirar visto com os dois passaportes?
- Posso usar um só ou o brasileiro é obrigatório?
- Como funciona a entrada de cidadãos europeus nos EUA?
- Eles também precisam do visto como o brasileiro?

Fiquei impressionada com a falta de informações precisas e claras sobre o assunto. Procurei todas as fontes oficiais: Consulado Espanhol, Embaixada Americana, Polícia Federal e nada de me darem uma resposta única e coerente a respeito. Enfim, utilizei meu lado jornalista para apurar as informações e, dando sequência a outra característica da profissão, vou compartilhar o que descobri.

É preciso os dois passaportes para ir para os EUA: você sai do Brasil com o brasileiro e entra nos EUA com o europeu. Assim, se você não quiser, não precisa tirar o visto com o passaporte brasileiro. Mas e o europeu? Preciso fazer alguma coisa com ele? Sim, você precisa solicitar a isenção de visto. Como, onde? Simples, simples. É só entrar aqui no portal do Eletronic System for Travel Authorization (ESTA): https://esta.cbp.dhs.gov/esta e preencher o formulário seguindo o passo a passo indicado. Achei que ia demorar séculos para preencher, que seria burocrático e que a resposta demoraria semanas, meses..., mas não, sai na hora! Muito fácil e rápido, beeeemmm diferente do processo de visto comum para o passaporte brasileiro.
Só tem uma dúvida que ainda não descobri. É uma dúvida complexa. Seguinte. Tenho meu nome no passaporte brasileiro, seguindo exatamente o nome que consta no meu RG. Meio óbvio. Só que no passaporte espanhol temos uma surpresa: o nome que está descrito lá é diferente do brasileiro. Quer dizer, os espanhóis colocam o nome que você teria, caso tivesse nascido de fato lá! Ou seja, nele, eu tenho um sobrenome da minha mãe que eu não tenho aqui no Brasil. Bizarro. Minha dúvida: devo comprar a passagem de ida com meu nome brasileiro e a de volta com meu nome espanhol? Uso só meu nome brasileiro? Uso só o espanhol? Assustador...Detalhe, já comprei as passagens com meu nome daqui! Se alguém souber a resposta certa, por favor, me avise. E, quando eu descobrir, compartilho aqui no blog...

201 comentários:

  1. oi re
    isso nao tem problema algum, pelo menos pra mim! eu usei o meu italiano, q so consta heloisa righetto, para entrar no Uk com a passagem para heloisa righetto descalzi. nao ha o q temer!!!

    ResponderExcluir
  2. Renata, você descobriu como deve ser feito? Estou com a mesma dúvida. Vou viajar para os EUA com o passaporte espanhol e não sei qual nome utilizar.

    Grato, Roberto Baldrez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meus sobrenomes no Brasil são: Marquez Cid; na Espanha são: Marquez Coelho. Toda vez que viajo compro a passagem apenas com o sobrenome Marquez, e fica tudo certo! ficaadica

      Excluir
  3. Roberto,

    descobri sim e é super tranquilo. Eu comprei as passagens com o nome brasileiro e tive que levar os dois passaportes. No check-in eles te perguntam em qual nome está a reserva e você mostra os dois documentos. Sem o menor stress!
    Qualquer dúvida me fale!
    abs
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Muuuito bom o seu post! dúvida: tenho que me cadastrar na ESTA com o meu nome europeu, certo? Vou levar a minha filha de 8 anos, terei que levar a autorização do pai dela do Brasil ou terei que procurar um tradutor tbm para apresentar nos EUA? Obrigada!

      Excluir
    2. Renata, como é a entrada nos estados unidos? Ficamos em filas diferentes, somos questionados?

      Excluir
    3. Ola Renata...vc tem algum outro contato que não seja esse? estou muito na duvida o que devo fazer...tenho passagem comprada para outubro deste ano...tenho passaporte brasileiro e portugues...será que tiro o visto co o brasileiro ou solicito a ESTA? vc saiu do aeroporto de SP ( ou qualquer outro aqui no Brasil), com o passaporte Europeu sem problemas?? gostaria de saber todo procedimento, por favor...fico no aguardo...muito obrigada desde já

      Excluir
  4. renata
    E na imigração não fizeram nenhuma pergunta ?? também tenho o mesmo problema e vou para os EUA em março.
    Estou com receio pois meu nome é bem diferente..
    abs
    Elois

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata! Muuito bom o seu post!
    Tenho o mesmo problema de nomes deiferentes com os passaportes (brasileiro e espanhol).
    Só confirmando..no check-in aqui no BR vc mostrou o brasileiro e qdo chegou la nos EUA mostrou o espanhol? Não teve problema na imigração ou sei lá aonde temos que passar?rs

    Vou pra lá em Abril e fico meio receosa em como agir lá.

    Abraços!
    Patty

    ResponderExcluir
  6. Gente,

    fiz um post complementar ontem sobre isso. Acho que responde as perguntas de vocês, mas qualquer coisa mandem mais perguntas!

    abs,
    Renata

    ResponderExcluir
  7. Ola vou viajar pra usa e meu passaporte tem sobrenome do meu ex marido renovei meu passaporte com o sobrenome de solteira sera que vou ter problema na imigracao? obrigado

    ResponderExcluir
  8. Não posso te garantir, pois não foi meu caso. Mas com uma amiga aconteceu o inverso e não houve problemas. Ela foi com o passaporte europeu com nome de casada e com o brasileiro com nome de solteira. Tudo numa boa!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi renata esse caso inverso é o meu caso , passaporte brasileiro com nome de soltera e passaporte europeu com nome de casada , tem problema ? acha que devo trar a passagem com nome de solteira ou casada , pois qdo chegar na europa vou usar o de casada . mas e para sair do brasil, nao tenho tempo de tirar outro passaporte , a viagem ta marcada

      Excluir
  9. Renata,

    estou indo para Miami com meu irmão e minha mãe, porém ambos não possuem o passaporte brasileiro e apenas o Espanhol. Terei problemas para sair do Brasi?
    Camila

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, é melhor confirmar com a cia.aérea, mas pelo que eu sei, tem que ter os dois, sim! Vocês saem do País com o passaporte brasileiro e entram no outro país com o espanhol...

    ResponderExcluir
  11. Olá Renata, não consegui encontrar o post complementar! Tenho exatamente a mesma dúvida que você. Minha esposa emitiu a passagem com nome de casada, igual ao passaporte brasileiro. Contudo, ela pretende utilizar o passaporte italiano para entrar nos EUA. Temos medo de dar algum problema na imigração!

    ResponderExcluir
  12. Gente, é impressionante como tem tantas pessoas c/ a mesma dúvida. Ou seja, vou p/ Chicago em agosto, tenho passaporte italiano que está com o nome de solteira, vou sair do Brasil c/ passaporte brasileiro que está c/ nome de casada, será que vai dar problema no check in dos USA ? Detalhe, na 2a. página do meu passaporte italiano consta o sobrenome de casada. Alguém pode me esclarecer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://umavidamaisordinaria.blogspot.com.br/2013/06/dica-visto-para-os-eua-com-passaporte.html
      acho q é isso q precisa!

      Excluir
  13. Olha, uma amiga minha passou pela mesma situação que a sua e não teve problema algum.

    ResponderExcluir
  14. Acabei de voltar dos estados unidos, uso tudo como se fosse brasileiro e entro com o meu espanhol, nao tive problema algum,mas acredito que qualquer coisa é so mostrar o brasileiro e tirar a duvida deles, eles nao sao tao ingenuos assim.....

    ResponderExcluir
  15. Nossa Renata, estava procurando alguém com o mesmo problema e vi que tem vários. Posso ficar tranquilo e comprar a passagem com o nome brsileiro e entrar com o espanhol. Esse negócio de troca de nomes é complicado. Uma dúvida, na hora do chek in da volta não tem nenhum problema?

    ResponderExcluir
  16. Oi Alexandre, pode ir tranquilo que é super normal essa história dos nomes diferentes. E na volta foi super tranquilo. Só mostrei o passaporte brasileiro e pronto. Nenhum questionamento. Boa viagem!

    ResponderExcluir
  17. Renata, esse site que você indicou no início do post (Eletronic System for Travel Authorization) eu preciso entrar lá cadastrar o passaporte europeu e ele me gera um número, um documento? o que ele gera? e o que faço com ele?
    Mais uma vez muito obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Oi Alexandre, esse site gera a autorização que comprova que você é um cidadão europeu, isento da necessidade de visto.
    Você vai preencher os campos que o site pede, ele vai gerar um documento de isenção de visto que você deve imprimir (eu imprimi umas três vias, só por garantia) e deixar junto com os passaportes. No check-in você vai apresentar esse papel. O processo é muito simples.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. OLÁ, SOU BRASILEIRA COM CIDADANIA PORTUGUESA, ( PASSAPORTE EUROPEU). QUERO IR P O EUA PASSAR UM TEMPO ESTUDANDO O INGLES E TRABALHANDO ( É PRECISO).
    MINHAS DUVIDAS SÃO REFERENTE AO VISTO, PERMISSÃO DE TRABALHO, ESSAS COISAS, COMO SERA A PRIMEIRA VEZ Q VOU P OS EUA, Ñ TENHO ESSAS INFORMAÇÕES. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  20. Renata, comprei a passagem, muito obrigado pelas dicas. Acredito que isso ajudou muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Sobre o visto, com passaporte europeu, você pode solicitar a isenção, pelo portal ESTA https://esta.cbp.dhs.gov/esta
    Quanto à permissão de trabalho, é melhor você se informar diretamente na embaixada americana.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  22. Alexandre, que bom que te ajudou! A ideia é essa! :)
    Abs e boa viagem!

    ResponderExcluir
  23. Renata mais uma pergunta, o passaporte tem que ser o novo da união européia. o Meu eu renovei em 2009. Esse novo tem algo diferente (eu tinha antes o antigo que tirei em 88 e fui renovando e quando renovei em 2009 me deram um diferente que me informaram que é o novo) o seu tem algum código de barras?

    ResponderExcluir
  24. O meu tem código de barras, sim! É aquela página meio plastificada que eles chamam de passaporte eletrônico.

    ResponderExcluir
  25. Tenho as mesmas dúvidas. Para preencher as informações para a autorização do visto, é necessário preencher o documento com o nome Espanhol ou Brasileiro?
    Obrigada, Luciana

    ResponderExcluir
  26. Oi Luciana,
    como você vai entrar nos EUA com passaporte europeu, deve colocar preencher o ESTA com as informações dele.
    O ESTA só isenta visto para cidadãos europeus!
    Abs e Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Oi Renata, lendo estes comentários tirei um grande peso de meu coração, minha filha de 16 anos viaja sózinha pela primeira vez ela embarca no próximo sábado, vai para o EUA fazer um curso de férias junto com uma amiga. O meu dilema era o nome brasileiro na passagem porque ela vai entrar nos EUA com o passaporte Espanhol e sobre a permissão para entrar nos EUA, só fiquei sabendo dia 06/06 quando fui ao aeroporto tirar a carteira internacional de vacina, passei no balcão da cia. e expliquei, quando a funcionária falou que precisava da autorização gelei ela disse que demorava 72hs, mas chegando entrei no site, fiz o cadastro, paguei a taxa de 14 dolares,saiu na hora a permissão. Mas como toda mãe ficamos com o coração muito apertado. Mas agradeço a informação, que ninguém nos passa, foi muito útil. Cristina

    ResponderExcluir
  28. Cristina!! Que bom que foi útil! Era essa intenção. Aposto que já deu tudo certo pra vocês!
    abs,
    Rê Senlle

    ResponderExcluir
  29. Poxa, foram as melhores informações que tive a respeito de dupla nacionalidade. Também estou com o mesmo "problema", brasileiro com dupla cidadania espanhola e querendo viajar pros EUA. Porém tenho ainda mais uma dúvida, e gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Eu já entrei 3 vezes nos EUA, com visto no passaporte brasileiro, agora tirei o Espanhol e vou novamente, o que eu respondo quando me perguntarem se eu já estive nos EUA ? Respondo que estive com outro passaporte ?

    ResponderExcluir
  30. Que bom que as informações te ajudaram! Sobre o que responder, diga a verdade: que já esteve, sim.
    Abs e Obrigada!
    Rê Senlle

    ResponderExcluir
  31. Oi Renata,
    muito bom o teu post! Mas olha só, tenho uma dúvida...tenho o passaporte italiano tb e estou indo viajar daqui 2 meses p/ os eua. Após a concessão do ESTA, eu preciso mostrar a autorização na imigração tb, ou só aqui na hora do check in? Meu maior medo é chegar lá com o passaporte europeu e não me deixarem entrar, pelo fato de ser brasileira.

    ResponderExcluir
  32. oi renata tudo bem?
    meu nome eh clara , - (vc virou uma guru pra todos ne? rsrs entao quem sabe nao me ajuda com essa duvida?

    vc sabe se tendo dupla cidadania os EUA sabem que e a mesma pessoa, ou seja eles sabem que ha uma clara franco/brasileira ou eles acham que ha uma clara francesa e outra clara brasileira? (ou seja pra eles ha 2 pessoas ou 1 com dupla cidadania?) obs: meu nome e o mesmo em ambos passaportes.

    estou nos usa agora com meu passaporte brasileiro ha 6 meses. quero ir ao canada . quero sair dos EUA com o brasileiro (mostrar q sai) e entrar no canada com o frances (pq tambem nao precisa de visto), ficar uns dias e entrar nos EUA com o frances pra ficar uns 2 meses mais sem problemas.
    vc acha que eh ok? estou muito ansiosa e preocupada. quem sabe alguem sabe...

    muuuuito obrigada desde ja!!
    se vc conseguir me responder aqui : jjesto@gmail.com

    abracos clara.

    ResponderExcluir
  33. Renata, eu e minha namorada estamos na mesma situação que você. A única diferença é que ela comprou a passagem com o nome do passaporte espanhol dela!
    Na hora de sair do brasil ela pode usar o passaporte brasileiro mesmo com o nome diferente da passagem?

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  34. Olá, eu estou ci. essa duvida e a Tam me fala que preciso ter o nome espanhol na passagem. Por exemplo no nome brasileiro eu só tenho o nome do jejuo igual do espanhol, pois do espanhol meu ultimo nome é o de solteira da minha mãe. Na minha passagem está meu primeiro nome brasileiro e ultimo, então na passagem somente terá o Rodrigo. Será que vai ter problema na imigração? Pois vou entrar com o passaporte espanhol e já tenho o ESTA. Obrigado Rodrigo

    ResponderExcluir
  35. Oi Renata, no meu caso a passagem foi emitida com meu nome espanhol, nesse caso será que te algum problema na minha saida? Porque vou sair com o nome de espanhola, ou seja na minha passagem consta meu nome de espanhola mas para eu sair tenho que apresentar o passaporte brasileiro e o nome não bate. Você acha q tem algum problema?
    Obrigada Maria Luisa

    ResponderExcluir
  36. Olá!! Acho que esse meu outro post responde à sua pergunta!

    Boa viagem!
    Rê Senlle

    ResponderExcluir
  37. Ops...o link para o post http://umavidamaisordinaria.blogspot.com/2011/01/dica-2-visto-para-os-eua-com-passaporte.html?showComment=1311876662954#c1072117718546022917

    Boa Viagem

    ResponderExcluir
  38. Olá Renata,
    Vou para os Estados Unidos em novembro e graças às suas informações já fiz a autorização do ESTA. Agora estou com outra dúvida, preciso do tal "selinho" do consulado italiano no passaporte ou não?
    Obrigada
    Elaine

    ResponderExcluir
  39. Aconteceu comigo...meu marido comprou asa passagens para os EUA em maio, com o nome do passaporte brasileiro, mas pretendi viajar com o passaporte espanhol cujo sobrenome é diferente da passagem. A Tam me informou que eu não embarco. Terei q emitir outra passagem...agora estou lendo que é possível. Devo correr o risco? Estou há 15 dias do embarque...

    ResponderExcluir
  40. Elaine,
    não conheço este selo. Se eu fosse você, entraria em contato com o consulado italiano.

    Rosely,
    eu fui pela Delta Airlines e não tive nenhum problema. Percebi que os atendentes e agentes de viagem desconhecem essa regra da diferença de nomes e logo vão dizendo que temos que emitir outra passagem. Assim, eles ganham mais $, né?! Se eu fosse você, pra tirar todas as dúvidas, faria como meu pai e iria até o balcão de ckec-in da TAM (vôos internacionais) e questionaria ali, onde isso acontece com frequencia!

    abs e boa viagem!
    Rê Senlle

    ResponderExcluir
  41. Oi Re, td bem?Na hora d preencher a ESTA, pergunta o pais d residencia...coloco o Brasil mesmo neh???Obrigada queridona!

    ResponderExcluir
  42. Se é onde você mora, coloca Brasil, sim! :)
    abs!

    ResponderExcluir
  43. Eh q fiquei preocupada pelo fato q tirei minha cidadania na Italia mesmo, nao foi pedida no Brasil...morei 4 meses, to indo embora pro Brasil :)
    Obrigada pela resposta rapida!Bjao

    ResponderExcluir
  44. Renata, muito muito obrigado, estava a 2 semanas buscando respostas e consegui todas com voce.

    Minha filha e esposa são brasileiras com dupla cidadania epanhola e chegou os passaports com nomes diferentes dos nomes originais brasileiros, vou tirar as passagens com nomes brasileiros ,o ESTA e levar os dois passaports.

    Eu tenho visto EUA.

    Grato, Israel B. Santana Filho
    Salvador, Bahia.

    ResponderExcluir
  45. Oi Renata td bem?? eu tive um visto negado em 13 de set/2011 e acabei de conseguir minha cidadania italiana, porém li em um site que naum poderei participar do PROGRAMA DE ISENÇÃO DE VISTO porque ja tive um visto negado, o que eu faço para conseguir o visto americano? obrigada

    ResponderExcluir
  46. Oi Renata, tive uma outra dúvida que talvez vc saiba responder. No caso do Canadá, quem tem passaporte italiano/europeu também não precisa de visto? Existe um ESTA para o Canadá? Obrigada. Lorena

    ResponderExcluir
  47. Oi tudo bem, estou com uma dúvida, estou morando em Miami e entrei com meu passaporte europeu (italiano) e vou trabalhar com uma amiga aqui em um site que estamos fazendo sobre a cidade (moda, entretenimento), minha amiga tem visto de trabalho (ela é modelo), eu só o visto de turista, mas não quero ficar ilegal, então pensei em voltar antes de expirar meu visto de turista e voltar 15 dias depois, até porque tenho negócios no Brasil também e tenho que ir lá de tempos em tempos, será que quando entrar novamente 15 dias depois que saí daqui eles vão me barrar e não vão me deixar entrar de novo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. Gente, para os últimos comentários, aqui vão minhas sugestões (lembrando que não sou expert em vistos!, sou apenas uma turista comum que dividiu uma experiência, pois percebi que muitos tinham as mesmas dúvidas!):
    - Se já teve um visto negado, sugiro procurar o consulado americano!
    - Não sei se existe um ESTA para o Canadá. Melhor checar direto com o consulado deles!
    - Nunca dá pra garantir se os EUA vão barrar alguém, ainda que todos os documentos estejam em dia!
    Abs!

    ResponderExcluir
  49. A respeito do "selinho" do passaporte italiano, ele é a comprovação de que vc pagou a taxa (que pode ser para 1, 5 ou 10 anos) para utilização do passaporte. É uma taxa de utilização mesmo. Eu, particularmente, prefiro pagar a taxa "anual", já que não vou todos os anos para os EUA e a taxa tem um valor menor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o selo no passaporte italiano so precisa quando voce vai para a italia. para outros paises nao precisa do selo atualizado.

      Excluir
  50. Oi Renata,
    Quanto tem que pagar para isenção do visto?
    Tentei achar o valor da taxa no site mais não encontrei.
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  51. Quando eu fiz não tive que pagar nada! :)
    Acredito que não mudou.
    Obrigada e boa viagem!

    ResponderExcluir
  52. oi renata, tudo bom?

    meu passaporte europeu (português) saiu na ultima sexta e pretendo viajar agora para os eua na minha última semana de férias, aproveitar a isenção. será que a imigração pode encrencar sendo q nunca estive na europa? não tenho visto americano no meu passaporte brasileiro.

    :) roberta

    ResponderExcluir
  53. Oi Roberta,
    infelizmente, não tem como assegurar nada sobre a imigração.
    De qualquer forma, eu também nunca estive na Europa e fui para os EUA sem problema.

    ResponderExcluir
  54. Olá Renata , tudo bem ? Bom MTO útil o seu post sobre a sua viagem !
    Se vc ou alguém puder me ajudar , ficarei super grata !
    Estou indo para Miami em Março e também tenho passaporte espanhol. Mas pretendo ficar 6 meses ...
    O que estou em dúvida quanto a tirar o visto no passaporte Brasileiro pois uma pessoa me disse que na imigração LÁ nos Estados Unidos no passaporte espanhol eles colocam o carimbo para no máximo 3 meses de permanência e no Brasileiro eles dão o carimbo de no máximo 6 meses. Vc sabe de alguma coisa sobre isso ? Alguém pode me ajudar ? Super obrigada !! Marina

    ResponderExcluir
  55. Marina, acho melhor você ligar na embaixada americana pra tirar a dúvida!
    Abs!

    ResponderExcluir
  56. Adorei seu blog, Renata. Tirei minha cidadania portuguesa e estou tirando pra minha filha também e quero saber porque existe esta isenção para entrar nos EUA para quem tem cidadania européia, já que os EUA não fazem parte dos países da União Européia.É algum tratado? Bem, na realidade a maior parte das pessoas que tiram dupla cidadania é mesmo para poder entrar nos EUA sem visto, mas as coisas não são tão fáceis assim como se pensa. Existe uma burocracia para conseguir essa Isenção de Visto e precisa pagar também como já foi comentado e o tempo de permanência é menor do que quando se obtem o visto, certo?
    Obrigada Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe burocracia alguma. É mais fácil que comprar um ingresso para o cinema.

      Excluir
  57. Vera,
    eu não tive burocracia alguma para conseguir a isenção de visto. Foi simples como descrevi no post. Também não tive que pagar taxa alguma...
    Quanto ao tempo de permanência, sinceramente é melhor perguntar na própria Embaixada Americana! Eu fui como turista, pra ficar pouco tempo, então não sei te esclarecer esses detalhes.
    Obrigada pela visita e comentário!

    ResponderExcluir
  58. Renata,
    Tem algum problema assinar o passaporte europeu com o nome brasileiro ??

    ResponderExcluir
  59. Oi Renata!
    Gostaria de saber se tem algum problema a assinatura do passaporte europeu estar com o nome brasileiro, sendo que tenho nacionalidade espanhola e meu sobrenome muda...
    Obrigada,
    Isabela

    ResponderExcluir
  60. Pra tirar a tal autorização eletrônica custa 14 dólares (válido por 2 anos), o que te permite simplesmente viajar sem visto. Mas la na imigração você precisa provar o que vai fazer nos EUA (não é porque tem passaporte europeu que as portas estão abertas). Por isso é melhor, por exemplo, ter a passagem de volta e a reserva do hotel em mãos para não correr o risco de ser barrado.

    ResponderExcluir
  61. Muito bom esse blog ou essa troca de experiencias. Parabenizo quem comecou, uma vez que muitos vivem a mesma situacao, e que por vezes nos deixam intimidados quanto ao uso da duplacidadania(europeia-brasileira). Quanto as varias questoes acima expostas, venho aproveitar e deixar minhas experiencias como duplo cidadao. Sou Brasileiro, naturalizado italiano(italo-brasileiro). Ja morei na franca durante 3 anos, trabalhei, estudei, sem nenhum problema, auferi todos os direitos de um europeu estando na franca. Fui para os Estados Unidos sem visto, onde passei 3 meses, voltei para o brasil, e logo em seguida(uns 20 dias depois) retornei aos estados unidos sem visto novamente, e permaneci por mais 3 meses. Na segunda vez que entrei nos EUA, fui preso por durante 5 horas, fizeram um terrorismo comigo, mas eu me me coloquei firme, de forma amigavel, educada e instruida, expliquei aos oficiais da imigracao que a europa e os EUA possuem um acordo, que permite a entrada no pais americano para turismo, nao importa quantas vezes, e que esse acordo foi selado por lei, e que portanto o homem nao pode quebrar ate que venha outra lei modificando. Me apresentei como advogado, e apos algumas horas me deixaram entrar, mas desde que eu saisse do pais assim que a data de minha passagem de retorno chegasse.
    Pois entao foi o que fiz, tive uma super experiencia, e aconselho a voces a nao se preocuparem.
    Paz a todos

    Ricardo M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa ricardo, comigo aconteceu o mesmo, e na 3ª vez, nbão me deixaram entrar, e eu estava c o passaporte italiano. Dai fui tentar tirar um visto americano, e eles me negaram . Vc sabe o q eu posso fazer ??
      obrigada
      rose

      Excluir
  62. Isabela, não entendi sua dúvida. Seu passaporte espanhol tem o mesmo nome do brasileiro?

    Ricardo e Anônimo, muito obrigada por compartilharem suas experiências.

    Aproveito para avisar a todos que passam por aqui que o meu post foi escrito em 2010. Quando eu fiz, não havia taxas para o ESTA. Era gratuito. Quem estiver solicitando agora deve entrar no portal e checar as novas regras.

    Vale lembrar sempre que cada país tem autonomia para decidir quem entra em seu território, mesmo que os turistas estejam como todos os documentos e autorizações solicitados!

    ResponderExcluir
  63. Bom, quanto ao passaporte europeu ter o nome diferente do passaporte brasileiro, isso nao influi em nada. Mas aconselho a comprar a passagem com o nome que estiver no passaporte europeu, pois chegando na imigracao dos EUA, voce vai entregar o europeu, e nao o brasileiro. Foi isso que eu fiz. Minhas passagens, tanto para a europa, quanto para os EUA, sempre foram compradas com o nome que esta no passaporte europeu. Nunca tive problemas quanto a isso! Aqui no brasil eles nao esquentam com isso, e so mostrar os dois, eles entendem, mas la fora e\ou pode ser diferente.
    Quanto ao ESTA, a renata tem razao, em 2010 era gratuito, eu tambem nao paguei nada, mas agora precisa pagar uma taxa de 14 dolares, se eu nao me engano. Tem duracao de 2 anos.


    Paz,
    Espero ter ajudado

    Ricardo M.

    ResponderExcluir
  64. Carmen Coeli Grisi Paiva Marinho7 de janeiro de 2012 18:32

    Olá Renata,

    Inicialmente quero parabenizá-la pela iniciativa de criar esse blog para esclarecer dúvidas quanto a quem tem dupla cidadania e deseja entrar nos Estados Unidos sem o visto americano. O meu questionamento é o seguinte: Fiz meu passaporte italiano em março de 2010, época que ainda não existia um chip implantado na capa dos passaportes europeus. Li em um artigo publicado na internet, que no meu caso, ou seja, passaporte sem o chip, é necessário o visto americano. Você tem alguma informação sobre isso?

    Fico no aguardo de sua resposta.

    Muito grata,

    Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmen, desculpe, mas teu passaporte italiano deve ter o chip sim. O meu é de 2008 e tem! Verifique com cuidado.... Abs!

      Excluir
  65. Gente, olá.
    tenho os dois passaportes, o espanhol e brasileiro, no entanto o brasileiro vence em junho (ou seja menos de 6 meses ) isso será impedimento para entrar nos eua? ou apresentando somente o espanhol (validade até 2013 ) está ok?
    obrigado,]daniel

    ResponderExcluir
  66. Olá Renata,

    Sou brasileiro e só tenho passaporte espanhol no qual diverge do meu nome no RG brasileiro. Comprei passagem para os USA com nome espanhol. Pergunto: Posso sair e entrar no Brasil somente com o passaporte espanhol. Favor me oriente como proceder. Obrigado

    Anselmo

    ResponderExcluir
  67. Anselmo
    Não tem problema nenhum você viajar com seu passpaporte espanhol saindo aqui do Brasil!
    Você sai normal como se fosse sair da Espanha

    Fonto
    Renan
    http://www.visto-americano.net

    ResponderExcluir
  68. Oi Renata!
    Tenho passaporte português e gostaria de saber o que preencher no ESTA quando a pergunta é país de nascimento. Como vou usar o passaporte europeu, penso que devo colocar Portugal e na pergunta país onde vive, Brasil. Estou certa?
    Agradeço e aguardo por suas orientações.

    Liliana

    ResponderExcluir
  69. Ola. Renata, desculpe mas meu post pode já ter sido respondido. Quero ajudar com relação ao tal "selinho" no passaporte Italiano. Aquele selo deve ser pago apenas e quando o portador do Passaporte Italiano for viajar à Itália. Nenhum outro pais exigira o selo. E a pessoa pode pagar um ano e deixar de pagar em outros. Repetindo, só qdo for à Itália. Abraços!

    ResponderExcluir
  70. Olá , a minha dúvida é mesma tenho dupla cidaddania e nomes diferentes no passaporte Europeu e brasileiro sendo que neste tenho o sobrenome de casada e no europeu o sobrenome de meus pais.Ganhei uma viagem para os E.U da empresa que vai ser comprada commeu nome de casada (passaporte brasileiro ) vou ter que tirar o visto americano no passaporte brasileiro ???

    ResponderExcluir
  71. Olá! Pode comprar a passagem com qualquer nome e não precisa tirar visto com o brasileiro. Você precisa apenas ter a isenção do visto no passaporte europeu, por meio deste site:
    https://esta.cbp.dhs.gov/esta e preencher o formulário seguindo o passo a passo indicado, além de pagar uma taxa (que não existia na época em que escrevi o post)!

    Mais, dúvidas, acesse esse outro post que escrevi sobre o assunto: ttp://umavidamaisordinaria.blogspot.com/2011/01/dica-2-visto-para-os-eua-com-passaporte.html?showComment=1326056703408#c3566547316202508851

    ResponderExcluir
  72. TENHO CIDADANIA ITALIANA E QUERO IR EUA PRA TRABALHAR EU NECESSITO DE ALGUMA AUTORIZACAO, OU POSSO FICAR E TRABALHAR O TEMPO QUE EU QUISER?
    VC PODERIA ME TIRAR ESSA DUVIDA.

    MUITO OBRIGADO....

    ResponderExcluir
  73. oi re fiquei super preocupada, pois vamos viajar agora em maio e nao temos o passaporte brasileiro porque tinham me informado que nao precisava, sera que da para embarcar para os usa so com o passaporte europeu? obrigada. angelica brito.

    ResponderExcluir
  74. Quanto à cidadania italiana nos EUA, se você quer ir pra ficar e trabalhar é melhor checar na Embaixada Americana .

    Angélica, quanto a ir para os EUA, até onde eu sei, é preciso os dois, sim. Se eu fosse você ligaria na Embaixada Americana e na companhia aérea!

    ResponderExcluir
  75. Foi mega util seu post Renata, info q nao se acha em nenhum lugar e geralmente nem as agencias de turismo sabem. Eu tenho visto americano e acabei de preencher a solicitacao do esta p minha espisa q tem passaporte espanhol. Minha duvida e em relacao a vakidade do mesmo, no papel consta marco de 2014, isso significa q ela podera entrar mais vezes dentro deste prazo sem uma nova solicitacao? Brigaduuuu Flavio

    ResponderExcluir
  76. Oi Flávio,
    Que bom que o post foi útil!
    Olha, pelo que sei, é isso mesmo! Enquanto estiver na validade, não é necessário solicitar outra autorização via ESTA!
    Obrigada e boa viagem!

    ResponderExcluir
  77. Renata que atenciosa e megaaaa util voce foi comigo com esse blog.nao tenho mais enhuma duvida quanto a viajar pro eua com passaporte itsliano...Obrigada pela ajuda e por ser taoooo gentil com seus seguidores..tem dezenas de perguntas iguais que voce respode com gentileza em cada uma delas..se fosse comigo ja nao teria toda essa paciencia..kkkk...abracao!!! talita de maringa pr

    ResponderExcluir
  78. rodrigo valsecchi3 de abril de 2012 14:54

    OI, eu paguei 74 dolares no final do preenchimento da ESTA.

    O meu passaporte foi confeccionado no dia 1 de dezembro, e ja tem a tarja magnetica, agora chip eu desconheco. Eu acho q se minha ESTA foi aprovada, entao nao tenho oq me preocupar.

    Outra coisa, meu passaporte europeu nao tem selo nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, também paguei 74 dólares, será que foi o site que utilizamos? Por que todos dizem que pagaram somente 14 dólares?
      Mas o que mais me preocupa é a questão do nome pois já comprei a passagem com meu nome brasileiro: Elenira Garcia e no passaporte espanhol consta Elenira Sanchez Ribeiro, somente depois de comprar a passagem que fui tirar o ESTA e depois que tirei que vi que eles orientam a comprar a passagem com o nome que consta do passaporte espanhol e comprei com o nome brasileiro. Liguei para empresa aérea e eles falaram que não podem mudar o nome, somente pagando uma taxa de 200 dólares. Estou bastante preocupada. Ai encontrei este post que me aliviou um pouco(quero aproveitar para agradecer a Renata) mas mesmo assim ainda estou com medo de ter problemas. Se alguém puder me tranquilizar com alguma novidade eu agradeço.

      Excluir
    2. Tirei o ESTA há uma semana 14/8/2013)e paguei 14 dólares.

      Marcia

      Excluir
  79. Olá, muito bom o post.
    Estou com dúvidas sobre o funcionamento dos passaportes. Tenho o passaporte brasileiro e o passaporte italiano e a primeira vez que entrei nos EUA com o passaporte europeu foi tranquilo, sem perguntas nem nada. Agora entrei novamente nos EUA com o passaporte Italiano, mas o guarda da imigração me questionou do motivo que eu "virei" outra pessoa durante o voo. Disse que eu devo assumir um só passaporte e que quando voltar ao Brasil devo entrar como italiana, pois a italiana que entrou nos EUA tem que sair.
    Tenho dúvidas, pois até onde eu sabia, eu não poderia sair nem entrar no Brasil com um passaporte diferente do brasileiro (pois assim seria uma imigrante no meu país).
    Se alguém tiver alguma informação sobre esse procedimento, por favor, me oriente.
    Obrigada,
    Mariana B.

    ResponderExcluir
  80. OI MAS VOCE ULTRAPASSOU A PERMANENCIA NAS DUAS ENTRADAS OU NAO

    ResponderExcluir
  81. Oi

    Adorei seu post!!!
    Minha dúvida é a seguinte: tenho dupla cidadani
    a tb.: espanhola e brasileira. Eu pretendo ir p/ os EUA em Nov. sei q preciso me cadastrar no ESTA, minha dúvida é: Se eu me cadastrar agoraq e pagar a tx de U$14,00 vai valer até nov. ou terei q fazer isso novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tem problema nenhum,ja viajei varias vezes c o passaporte espanhol, a unica coisa q enche, é o fato de encherem vc de perguntas, como vc conseguiu esse passporte, se vc ja morou na esppanha, quem reealmente é espanhol, seu pai ou sua mae, isso, mas em questao das passagens pode comprar c o nome brasileiro, nunca tive problema.

      Excluir
  82. Oi,

    O ESTA é válido por dois anos.

    ResponderExcluir
  83. Olá Renata! Fiquei bem mais tranquila depois de ler a matéria!!
    Também tenho os dois passaportes (brasileiro e espanhol. Pretendo viajar aos Estados Unidos em dezembro. Será que já posso preencher a Guia do ESTA? Outra dúvida: Tenho que preencher tudo em inglês?
    Seria interessante levar mais algum documento para comprovar a nacionalidade espanhola?
    Obrigada pela atenção e fique segura que me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  84. Olá Renata e demais leitores. Meu nome é Felipe.

    Estou com uma dúvida mesmo após ter lido os posts acima.

    Eu sou brasileiro e tenho cidadania portuguesa.

    Eu realmente preciso do passaporte brasileiro válido para sair do Brasil? Estou indo para o Canadá e para cada órgão no Brasil que ligo eles me dão uma informação diferente.

    Alguém já saiu do país com o passaporte Português (ou outro) e apenas a identidade brasileira?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe,
      Pelo que sei é necessário ter os dois passaportes válidos, sim!
      Tem um outro post que fiz sobre o assunto que pode de ajudar!
      http://umavidamaisordinaria.blogspot.com/2011/01/dica-2-visto-para-os-eua-com-passaporte.html?showComment=1326056703408#c3566547316202508851

      Excluir
    2. No consulado Português dizem que voc~e portador do cartão cidadão e de seu passaporte não precisa utilizar nada de brasileiro até pq você é um cidadão Portugues. De qualquer forma como diz nossa guru Renata, LEVE o brasileiro mas convenhamos, se você é um cidadão português com documentos oficiais e emissão de bilhetes com nome português como no cartão cidadão e passaporte........

      Excluir
  85. Renata, parabéns pela iniciativa e as instruções dadas para esses casos. Ajudou DEMAIS.
    Grato.
    Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ricardo! Essa era a intenção!
      Abs

      Excluir
  86. Renata ao sair do Brasil o documento legal é o passapaporte com que vc viaja. Soomente na imigriação do seu pais de origem (neste caso Brasil sim apresentar passaporte em conjunto com sua cedula Brasileira. Ou seja entyra em territorio do Brasil pela fila de brasileira. Resalo que vc esta naturalizada no exterior. Ou seja renuncion sua origem e optou por outra ok?.

    ResponderExcluir
  87. Renata o que vale é o passaporte com que vc viajou. E somente ao ingressar em seu pais de origem apresentar na fila nacional munida com seu passaporte europeu e seu R.G. (Obs. somente não é valido neste caso se vc se naturalizou, ou seja optou por uma nacionalidade e fez juramento sobre a bandeira daquele pais, em honra, etc......) Boa viagem.

    ResponderExcluir
  88. Renata, não estou conseguindo acessar a página do ESTA.Tem algum segredo?
    Valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
  89. Carmelina,
    Eu acessei novamente por aqui e deu certo:
    https://esta.cbp.dhs.gov/esta/

    ResponderExcluir
  90. Por favor, alguém saberia me informar se preciso atualizar o tal do "selinho" no meu passaporte italiano para viajar aos EUA? Que eu saiba é necessário apenas para viagens dentro da Europa (onde este selo é controlado). Alguém saberia de confirmar? Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  91. Oi Renata, li seu blog e tirei muitas dúvidas. Obrigado. Só para me tranquilizar: vou aos EUA em setembro, possuo os passaportes brasileiro e português novos (eletrônicos) e válidos, já imprimi o formulário ESTA - custou US$ 14,00 no cartão de crédito, e a autorização saiu na hora.
    Minhas dúvidas: 1-no aeroporto do Galeão, no check in da cia. aérea, eles vão ver que não possuo visto no Brasileiro, e aí eu mostro o português e a folha do ESTA. É isso?
    2- Após o check in, na fila da polícia federal, eu mostro só o brasileiro (como sempre faço ao ir para portugal) ou tenho que mostrar também o português com o ESTA?
    3- Chegando nos EUA, só mostro o português com o ESTA? Eles encrencam? Perguntam quanto dinheiro eu tenho, se trouxe cartão de crédito, etc.?
    Antecipadamente, obrigado

    ResponderExcluir
  92. Realmente muito interessante e útil esta blog.
    A única mudança que não entendi esta tal de chip. Meu passaporte espanhol foi emitido em 2005 valido ate 2015.
    Tenho que trocar de passaporte? ou apenas preencher a ESTA ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  93. Valeu esse blog! Tirei minhas dúvidas. Tenho o passaporte italiano tirado em 2005 e tem aquelas setinhas na borda da página principal com o retrato, etc. Será que é válido como o que tem chip, mais recente? Vc sabe o site pra entrar e pagar o selo pra ir à Itália? Vou aos USA e Itália. Obrigada

    ResponderExcluir
  94. Tenho passaporte brasileiro com visto para EUA sendo que viajei com ele ano passado. Também tenho cidadania italiana e só consegui o passaporte italiano agora. Vou em setembro levando meus filhos e minha Mae e entrarão fazendo o esta. Consigo fazer o visto para mim no passaporte italiano com o esta sendo que ja tenho o visto com o brasileiro? Quero entrar tudo como italiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassiano, pelo que sei o visto no passaporte brasileiro não traz nenhum impedimento para conseguir o ESTA!
      São documentos independentes.
      Boa viagem!

      Excluir
  95. Boa Noite!
    Renata LI tudinho e sinceramente concordo com a Tati, vc tem uma paciência!!rsrs
    Enfim, Eu sou mais uma q tem dúvidas,
    Estou com passagem comprada para EUA no próximo dia 20 de Agosto, tenho dupla cidadania Espanhola, vou entrar no ESTA e garantir a suspensão do visto. Mas em paralelo tento obter o visto no passaporte brasileiro. Com todas as facilidades que o Gov. Americano fez, ainda tem informações quase impossível de obter, por exemplo, pedem 6 meses de validade no passaporte para depois da viagem. Ou seja, o meu passaporte esteja válido, vencerá em 17 de outubro. No site deles, tem um anexo que diz, os países com acordo, onde podem extender além do prazo por mais 6 meses e o Brasil está lá.
    Ou seja, não sei se o meu passaporte dentro da validade é válido para obter o visto ou não é. já tentei o consulado, o tal Casv, enfim um monte de palpites e sugestões...
    Você sabe alguma coisa? Muito, muito obrigada!
    Dolores

    ResponderExcluir
  96. Oi Dolores, infelizmente, não sei. Mas no seu lugar, tendo o ESTA no passaporte espanhol, eu não me preocuparia!
    Espero que dê certo.
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  97. Olá Renata! obrigadão pela mensagem.
    Bom, aproveitando seu blog e respondendo a minha própria dúvida....estive Casv para a triagem ae proveitei para perguntar:
    - resposta: TEM Q TER UM PASSAPORTE VÁLIDO E COM PRAZO DE VALIDADE AINDA VIGENTE.
    -NO CONSULADO: SEM PROBLEMAs, visto aprovado.
    Mais uma vez, MUITO OBRIGADA MESMO!!!
    Dolores

    ResponderExcluir
  98. RENATA, BOA TARDE
    MINHA MÃE TEM 83 ANOS E É DE NACIONALIDADE ESPANHOLA. TEM RNE E PASSAPORTE ESPANHOL COM VALIDADE ATÉ OUT/2013. eLA IRÁ PARA OS EUA (NOVA YORK) DE 27.12.2012 ATÉ 08.01.2013 COM MINHA IRMÃ QUE TEM DUPLA CIDADANIA(BRAS/ESP). A DÚVIDA DE MINHA MÃE DE 83 ANOS, ELA(MÃE) PRECISARÁ DE VISTO AMERICANO? PRECISA FAZER O ESTA, JÁ QUE A VALIDADE DELE É DE 2 ANOS? A MINHA IRMÃ TAMBÉM PRECISARÁ FAZER O ESTA? EU POSSO FAZER O ESTA PARA ELA(MÃE), SE REALMENTE PRECISAR, NO MÊS DE AGOSTO/2012, MESMO VIAJANDO EM DEZ/2012? o VALOR DO ESTA É US$ 14,00? AGRADEÇO A SUA RESPOSTA DOLORES IGLESIAS

    ResponderExcluir
  99. Oi Dolores,

    Precisa do ESTA,sim. Não tem problema fazer ele em agosto, pois a isenção de visto é válida por dois anos!
    Vale lembrar que atualmente o ESTA é pago. Custa por volta de US$ 14,00 (segundo outros comentários aqui no blog), pode ser pago com cartão de crédito e a autorização sai na hora.

    Abs!

    ResponderExcluir
  100. oi renata ,
    mt bom o seu blog, explica td direitinho.....tenho uma duvida, meu namorado tem passaporte espanhol, ele tirou ano passado(2011).e vamos para ny agora em setembro....ele ja se cadastrou no ESTA,so que no site do ESTA falam que precisa ter o passaporte modelo novo..... com chip.. acho que o dele nao tem... vc acha que tem algum problema?
    abs!!!

    ResponderExcluir
  101. Olá Renata,
    Obrigada pelas dicas. Se não fosse vc estaria com várias dúvidas. Vc é um anjinho!
    Abs

    ResponderExcluir
  102. Parabéns pelas preciosas informaçõs. Porém tenho uma dúvida que não resolvi, lendo as mensagens aqui postadas. A minha questão é a seguinte: vou viajar para os USA com minha família. Eu e meus familiares temos dupla cidadania, ou seja brasileiro e português.
    Ao acessar a E.S.T.A. tenho que fazer as solicitações INDIVIDUALMENTE ou posso fazer todas de uma só vez. Como proceder?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  103. tudo bem renata?muito bom seu blog,tenho uma duvida, entrei com passaporte italiano nos estados unidos normal, fiquei 7 dias, na saida para o brasil no balcao da tam falaram pra mostra passaporte brasileiro para os americanos, foi o que fiz e sai normal, mas fiquei preocupada.sera que no check in da tam nos estados unidos ja deram minha baixa com p italiano?vc saberia me responder?volto pra la em dexembro.obrigada

    ResponderExcluir
  104. Olá, o meu Esta é válido até 26 de outubro e volto de Orlando dia 25. Será que tenho que tirar outro ESTA?

    ResponderExcluir
  105. Respondendo os últimos comentários:

    - Se o ESTA pede que o passaporte seja de chip, então tem que ser mesmo!
    - Que eu saiba as solicitações para o ESTA devem ser feitas individualmente. Uma por passaporte.
    - Infelizmente, não sei dizer como funciona essa "baixa" no check in.
    - Se ele ainda está válido até depois de você voltar, que eu saiba não tem problema. Mesmo sendo um dia!

    ResponderExcluir
  106. Oi Renata, esse seu post otimo, tirou varias duvidas que eu tinha.
    No final do ano eu vou para o Canada visitar meu sobrinho. E talvez a gente passeie um pouco por Buffalo (EUA)
    Minha duvida eh a seguinte: saio do Brasil com o passaporte brasileiro, chego no Canada com o passaporte espanhol (com a ESTA?). Sabe se para o Canada preciso fazer algo diferente?
    E se passearmos entre Toronto e Buffalo, passo com o passaporte espanhol e ESTA?
    Obrigada,
    Junia

    ResponderExcluir
  107. Oi Renata, vou para Toronto (Canada) no final do ano e talvez passeie ate Buffalo (EUA) e arredores - tipo ida e volta no mesmo dia.
    Nao tenho vistos nem canadense nem americano no meu passaporte brasileiro e devo receber o meu passaporte espanhol daqui a uma semana.
    Pergunto: eu preenchendo a ESTA posso entrar no Canada? tem algo especial para o Canada?
    Minha volta serah Toronto-Sao Paulo.
    Saio do Brasil com o passaporte brasileiro, entro no Canada com o espanhol, vou aos EUA com o espanhol e soh mostro o brasileiro quando voltar para o Brasil?
    Jah tenho a passagem tirada com meu nome de registro brasileiro, normal. No passaporte espanhol tem aquele lance da troca de posicao entre os sobrenomes, mas nao vejo problema com isso.
    Pode me dar um help?
    Obrigada,
    Junia

    ResponderExcluir
  108. Fiquei viuva. Fui atualizar meu passaparte italiano, eles retiraram o sobrenome do meu marido. Agora ficou com o meu nome de solteira.
    Estou com viagem marcada para os Estados Unidos, e pretendo preencher o ESTA. Terei que preenche-lo com o meu nome de solteira? A passagem comprei com o nome de solteira orientado pela agencia de viagem. Estou com receio de não ser aprovada no ESTA devido a falta do nome de casada. O que devo fazer?
    Marilene

    ResponderExcluir
  109. Junia, não sei se o ESTA vale para o Canadá!
    Marilene, você tem que preencher o ESTA com as informações do passaporte europeu exatamente como está!

    Abs!

    ResponderExcluir

  110. Obvio com O no final e nao L.
    Obvil nao existe.

    ResponderExcluir
  111. Caro anônimo, obrigada! Tenho problema sério com essa palavra! Atualizado.

    ResponderExcluir
  112. Boa noite Renata,

    tenho passaporte italiano, e estou indo para os EUA esse mes, minha duvida é: será que tenho que pagar aquele selo da taxa anual,pois o meu já esta vencido, fiquei em duvida porque li que se nao for pra Italia ou Europa, nao preciso rneovar aquele selo da taxa anual. Obrigado

    ResponderExcluir
  113. Boa noite Renata!! Nossa, seu post está dando o que falar!! Muito útil! Obrigada! Fiquei apenas com uma dúvida: a autorização que tiramos pelo site do ESTA deve ser entregue na imigração ainda no Brasil, junto com o passaporte brasileiro, ou só é solicitada qdo chegamos nos EUA (qdo devemos apresentar o passaporte europeu)??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  114. Verifiquei alguns detalhes , pois meu filho ja foi e agora minha filha vai aos EUA em Dezembro.
    As recomendações são para tirar o ESTA como no passaporte europeu. A passagem comprei com nome Brasileiro , porem tomei o cuidado de colocar o primeiro sobrenome que consta nos dois passaportes dai , talvez, os incomodos sejam menores. quando meu filho foi não houve nehum problema com os dois passaportes, Saiu com o brasileiro e entrou com o Europeu. Saiu com o Europeu e entrou com o Brasileiro

    ResponderExcluir
  115. Querida Renata, fiquei muito feliz em encontrar eese blog hj!!!
    vc sabe me dizer quanto à limite de compra, bagagem pra quem è cidadao europeu?
    obrigada desde ja

    ResponderExcluir
  116. Bom dia, Renata se meu visto americano estiver em analise adm posso entrar com o Esta , já tenho a autorização?

    ResponderExcluir
  117. Olá Renata,
    Tenho visto americano, mas está expirado. Sou cidada Italiana. Se for retornar a uma viagem aos EUA, precisarei do ESTA preenchido e se este sera aceito?

    ResponderExcluir
  118. Olá Renata,

    Entrei no site para emissão do ESTA porém depois do cadastro fui encaminhado para a tela de pagamento no valor de U$ 14,00. Sabe me dizer se posso pagar de outra maneira que não seja cartão de credito internacional? E depois de pago, qual o procedimento?

    Grato

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde Renata, meu passaporte Italiano não tem chip, tentei que eles trocassem, mas como ainda está válido, não querem trocar, já fiz o Esta, mas parece que não vale de nada, pois só aceitam com chip na imigração americana, existe algo que possa ser feito? Ou vou ter mesmo que tirar o visto no meu Brasileiro?

    ResponderExcluir
  120. Respondendo aos últimos comentários:

    Christiana: infelizmente não sei qual o limite de compra.
    Carine: o ESTA é a isenção de visto, válida para passaporte europeu. Se tiver um passaporte europeu, pode solicitar o ESTA.
    Anônimo: se vc conseguir o ESTA, ele será aceito pelo passaporte italiano.
    Bruno: aceite as opções de pagamento disponíveis no site, pois até onde sei, são as únicas válidas.
    Anônimo: o ESTA é válido apenas para passaporte com chip mesmo.

    ResponderExcluir
  121. Renata: Mesmo que o passaporte seja o antigo, sem Chip, porem na validade?

    ResponderExcluir
  122. Renata: Isso só vi sua segunda resposta depois, então não tem nada que possa ser feito, somente tirar um visto, correto?

    ResponderExcluir
  123. No seu lugar eu tentaria me informar direto no consulado americano. Quando eu fiz o ESTA só era válido para passaportes com chip.
    Abs!

    ResponderExcluir
  124. Acabei de aplicar o ESTA, levou 2 segundos para aprovar, ótimo sistema, muito ágil.

    ResponderExcluir
  125. Max me digão quais são os paises que permitem a esse tipo de acção

    ResponderExcluir
  126. Boa noite...minha duvida é:
    Irei aos estados unidos...utilizarei da cidadania itlaiana, para entrar. Estou com o passaporte italiano em dia, mas o SELO esta vencido...preciso atualizar o SELO ? OU posso ir sem o "novo selo"...a viagem será para turismo...
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  127. eu tb tenho uma duvida do tipo....tenhos as mesmas cidadanis que vc e quero me inscrever em um programa para europa que somente brasileiros podem e meu nome tb muda na Espanha.....e estão colocando barreiras qto a isso =/

    ResponderExcluir
  128. tenho a mesma duvida. Possuo as mesmas cidadanias que vc e quero tentar um programa para brasileiros estudar na europa, com o passaporte europeu eu não pagaria vistos, mas...e o medo pq meu nome muda exatamente como relatado por ti =/

    ResponderExcluir
  129. Olá Renata td bem??Fiz a ficha do ESTA e foi concluida com sucesso,tirei meu passaporte espanhol[dupla cidadania] mes 01/2011,não observei nenhum chip.
    Eu não entro com passaporte sem chip no EUA???
    abs
    Ricardo

    ResponderExcluir
  130. Oi Ricardo, todos os passaportes espanhóis emitidos pelo consulado espanhol depois de 26/10/2005 têm o chip. É que o chip não aparece como num cartão de crédito! (mistérios da tecnologia!). A mensagem que recebi do consulado é que todos cumprem os requisitos exigidos pelas autoridades norte americanas para viajar sem visto (via ESTA)!
    Abs!

    ResponderExcluir
  131. Oi renata, estou com uma duvida vou para os EUA, e a cabei de tirar o passaporte italiano, e o brasileiro eu nunca usei, não tenho visto, acha q vai dar algum problema pra mim na imigração?

    ResponderExcluir
  132. Não entendi sua dúvida! Se tiver o ESTA no italiano, não precisa de visto no brasileiro. Mas você precisa levar os dois passaportes.

    ResponderExcluir
  133. Renata, fera como escreve e tranquilizador para quem tem receios de informações da internet.

    Deixa eu te perguntar.
    eu tenho o passaporte e nacionalidade europeia (portuguesa);
    mas minha intenção nos EUA não é viagem turística e sim, morar lá de 3 a 6 meses.

    esse link é apenas isenção de visto para turismo, ou posso fazê-lo com intenção de morar lá?

    gracias!

    ResponderExcluir
  134. Pessoal a minha duvida e a seguinte. Meu passaporte da cidadania italiana vai vencer em 4 meses. e eu pretendo viajar mes que vem. Existe alguma restricao na validade do passporte? pelo que entendi, eles autorizam vc viajar com passaporte no prazo de validade superior a 3 meses. Mas ja vi casos que eram 6 meses. agora estou na duvida...

    ResponderExcluir
  135. Atenção para quem JÁ entrou nos EUA com passaporte brasileiro e agora vai entrar com um europeu. Antes eu ter adquirido meu passaporte suiço, já havia viajado várias vezes para os EUA e utilizei o brasileiro. Ano passado fui utilizar o suiço, já preenchido e pago o ESTA, e tive uma dor de cabeça ENORME no aeroporto de Nova York para explicar o porquê da dupla cidadania, o porquê eu havia entrado com um brasileiro e naquela momento estava utilizando o europeu. Depois de meia hora de conversa, de apresentar também meu visto no passaporte brasileiro, e enfim minha entrada foi liberada com o carimbo no passaporte suiço. Portanto, atenção com a documentação

    ResponderExcluir
  136. oi renata, vou p/ os USA mes q vem, tenho passaporte italiano e ja tirei o Esta. Porem tenho a duvida se devo levar algum comprovante de renda ou de trabalho aqui no brasil.Em resumo, que documentos mais alem do passaporte vc me indica a levar? Obrigada

    ResponderExcluir
  137. Oi renata,tenho o passaporte italiano e ja tirei o Esta.Vou p/os USA mes q vem, alem do passaporte devo apresentar na imigracao algum outro comprovante/documento, como de renda,algum valor em dinheiro? resumindo alem dos passaporte italiano/brasileiro, quais documentos mais levar comigo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  138. Heloisa,

    como ESTA e os passaportes (tem que levar o brasileiro também), não é preciso levar mais nenhum documento ou dinheiro (além do que vai gastar lá!)
    :)

    ResponderExcluir
  139. Renata, parabéns pelo blog. Meu filho vai participar de um curso de 90 dias em Boston e possui passaporte europeu. Detalhe: O curso é semi-intensivo. Isto quer dizer que se ele fosse usar somente o passaporte brasileiro, a universidade lhe daria um documento chamado I-20 para ele tirar o visto de estudante de linguas até 90 dias, o chamado visto F-1. Neste caso, porem, ele nao poderia tirar o F1, pois o curso é semi-intensivo, ou seja ele tem tempo teoricamente para trabalhar, o que náo vai fazer, mas isso já veda este tipo de visto (F1). Passando agora para o passaporte europeu. Ele pode entrar nos EUA por até 90 dias para turismo ou negocios, o que não é o caso. Li isso no site do Consulado. Pergunta Final: Ele pode usar o europeu para fins de estudar lingua ( a universidade nao vai admitir que ele tire visto com outro fim, ja sei isso), por 90 dias, sendo um curso semi-intensivo? teoricamente sim, ja que quem vai a turismo tem o dia todo para trabalhar ate o limite de 90 dias. Mesmo assim, fiquei preocupado. No caso dele, curso semi intensivo po 90 dias, basta tirar o ESTA e imigrar tranquilamente? Grato, Luis Dimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, infelizmente, não tenho conhecimento sobre o uso do passaporte europeu para fins acadêmicos!

      Excluir
  140. Oi Renata, eu sou filha de espanhol já falecido e estou indo para o consulado resolver os tramites para obter a cidadania espanhola, gostaria de saber com você e com os demais que possuem dupla cidadania, se o tempo de espera para receber a documentação é razoável , e se feito na Espanha será mais rápido? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  141. Oi Renata, se puder me ajude nessas questões. Vou pros EUA com passaporte portugues pela primeira vez (ainda vou tirar o ESTA), mas das outras vezes que fui nos EUA usei o visto no passaporte brasileiro. minhas perguntas:

    - será que eles podem encrencar pq das outras vezes entrei como brasileiro e agora vou como português?
    - entrando pelo "Visa waiver program" eles não exigem levar um valor mínimo de dólares para sua estadia lá como quem entra com o passaporte brasileiro?

    obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  142. Renata: boa noite!

    Em primeiro lugar, parabéns pelo Post e principalmente pela ajuda a todos!

    Eu tenho um passaporte Europeu e já tirei o ESTA e tudo OK quanto a isso. Supondo que mesmo eu tendo o ESTA, eu posso solicitar o Visto para o passaporte Brasileiro?
    Sei que não há necessidade, mas mesmo assim gostaria de fazer a solicitação para o brasileiro.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos,
      que eu saiba não há problema algum de tentar o visto com passaporte brasileiro, mesmo já tendo o ESTA no europeu.
      abs

      Excluir
  143. Renata: boa noite!

    Em primeiro lugar, parabéns pelo Post e principalmente pela ajuda a todos!

    Eu tenho um passaporte Europeu e já tirei o ESTA e tudo OK quanto a isso. Supondo que mesmo eu tendo o ESTA, eu posso solicitar o Visto para o passaporte Brasileiro?
    Sei que não há necessidade, mas mesmo assim gostaria de fazer a solicitação para o brasileiro.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  144. Para entrar nos eua apenas com meu passaporte europeu? OU PRECISO APRESENTAR MEU BILHETE DE IDENTIDADE PORTUGUESA TAMBEM?pois minha identidade esta vencida,mas meu passaporte nao? Passaporte tem validade ate 2016.. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há necessidade, Yan. O passaporte europeu já É seu documento de identidade.

      Excluir
  145. Renata e demais que viajaram pelo ESTA, quando vcs chegaram nos Estados Unidos tiveram que ficar em filas separadas dos brasileiros? Tiveram questionamento quanto ao ESTA pelas autoridades americanas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz,
      infelizmente, chegando aos EUA ficamos todos na mesma fila. Só os americanos passam por outra específica.
      Mas eu não tive questionamento algum sobre o ESTA.

      Excluir
  146. Ao chegar no EUA ficarei em fila separada dos brasileiros? Serei questionada pelas autoridades referente ao ESTA? Estou com muito medo de ser barrada! Não conheço ninguem que viajou por esse programa.
    Alguem pode me dizer se da tudo certo mesmo?

    ResponderExcluir
  147. Olá Renata, tenho passaporte portugues emitido em 2004 sem chip, consigo entrar nos EUA? com a autorização ESTA. Vi em respostas antigas que não era possivel, houve alguma mudança?
    Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir
  148. Renata ou alguem que saiba me ajudar em minha dúvida.
    Vou para USA tbm com passaporte espanhol e o meu nome tbm está diferente. ok. Só que vou fazer um cruzeiro no caribe. Será que no embarque vão encrecar por eu ter apresentado passaporte espanhol com o nome diferente ao das passagem de embarquem no cruzeiro? Se eu apresentar o passaporte brasileiro e não constar o visto eles podem criar problemas.
    Nas agencias de viagem ninguem saber responder.
    Fico no aguardo de ajuda.
    Eu se descobrir primeiro também posto a resposta. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  149. gostaria de saber se vs sabem me informar sobre um acontecido!
    Tenho cidadania italiana, consegui ir uma vez com o ESTA, da segunda me barraram, disseram que se eu, antes de reqerer a cidadania italiana, ja tiver sido negado o visto como brasileira, perco Direito do ESTA, e anotaram umas coisas de caneta no final do passaporte, disseram que nao era deportaçao, so nao me aceitarao

    ResponderExcluir
  150. Olá Renata,
    Vc sabe dizer a partir de que data o passaporte passou a ser emitido com chip? O meu é de 2005 e ainda está na validade mas não sei diferenciar já que o tipo de chip é diferente daquele dos cartões de crédito.
    obrigada e parabéns pelo blog.
    LSRossi

    ResponderExcluir
  151. Renata. Seu primeiro post é de 2010. Sabe dizer se ainda são os mesmos procedimentos?

    ResponderExcluir
  152. Renata, seu primeiro post é de 2010. Sabe dizer se ainda são os mesmos procedimentos? Obrigado

    ResponderExcluir
  153. Nossa, excelente post! E vi que esse assunto rendeu... Eu tenho exatamente o mesmo problema que você mas a passagem de ida comprei com o nome do passaporte espanhol e a passagem de volta com o nome do brasileiro. Será que tem algum problema?

    ResponderExcluir
  154. Nossa, excelente post! Renata, tenho exatamente a mesma situação. Só que comprei a passagem de ida com o nome espanhol e a de volta com o brasileiro. Acha que dá algum problema? Ou só apresentando os dois passaportes tudo certo?

    ResponderExcluir
  155. Olá Renata.
    Já viajei varias vezes com o passaporte espanhol com ESTA e este ano verifiquei que meu passaporte brasileiro vencera em 4 meses a partir da entrada dos EuA. Como vou entrar nos EUA com o espanhol ( valido) haverá alguma influencia do vencimento menor de 6 meses do brasileiro ? Nao tenho visto no brasileiro e nunca tive problemas com o Esta.
    Grata

    ResponderExcluir
  156. oi Renata , te perguntei la em cima , mas nao sei se vc vai ver a pergunta , minha situaçao , passaporte brasileiro com nome de soltera e passaporte europeu com nome de casada , tem problema ? acha que devo tirar a passagem com nome de solteira ou casada , pois qdo chegar na europa vou usar o de casada . mas para sair do brasil, nao tenho tempo de tirar outro passaporte , a viagem ta marcada sair do brasil , com passaporte de solteira e mostrar meus documentos e certidao de casada? isso por causa da passagem, como acha que devo tirar ela ? por favor me ajuda to desesperada , sem saber o que fazer
    beijos e grata
    Debby

    ResponderExcluir
  157. ola renata , estou com meu passaporte brasileiro vencido, e passagem comprada , tenho passaporte europeu, dizem que a lei mudou e pode -se sair do brasil com passaporte europeu e um documento brasileiro, sabe se consigo sair do brasil com passaporte europeu ? pois naa preiso de visto etc,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se mostrar o passaporte europeu para sair do Brasil, como vai comprovar que entrou com ele se não tem carimbos? Vá a uma Polícia Federal que aceite fazer um de emergência (tem taxa adicional), até mesmo em uma cidade menor, que não tenha fila. Se quiserem, fazem de um dia para o outro. E não pense só na ida, mas também na volta. Sem passaporte brasileiro válido, fica complicado entrar. Será que emitem passaporte BR rapidamente no exterior?

      Excluir
  158. Nossa Renata...você é 1000.Já vou preencher o ESTA pro meu marido.Valeu.

    ResponderExcluir
  159. Tenho uma dúvida: posso sair do Brasil com o passaporte brasileiro, com visto vencido, e entrar nos EUA com o espanhol (com o ESTA)? Meu medo é na hora do check in aqui no Brasil, de me pedirem o visto.
    Rose

    ResponderExcluir
  160. Olá Renata,
    meu nome é Natalia e fiquei feliz em ver seu post, pois tinha algumas duvidas tambem. Eu ja emiti meu ESTA e foi realmente super tranquilo. Gatei US$ 74,00.
    Entretanto, ouvi falar que para entrar nos EUA, o passaporte italiano deveria ser o modelo que tenha chip e o meu não tem. Ele esta valido até 2016, mas minha duvida é se devo fazer um novo mesmo sem estar vencido por causa do chip ou se não devo me preocupar por ele ainda estar valido? Alguém conseguiu entrar nod EUA com o passaporte europeu sem ter chip? minha viagem esta marcada para novembro, então se me aconselharem a fazer um novo, ainda da tempo.
    Obrigada.
    Natalia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, b noite.Com certeza para seu ESTA ter validade é preciso o novo passaporte europeu "chipado" que demora uns 15 dias para sair num atendimento de urgência no consulado. No seu antigo passaporte europeu -italiano-sem chip e mesmo dentro da validade até 2016 precisa do VISA -visto norte americano-.só destas duas formas vc entra nos EUA.Com certeza, pois já passei por isso.Tudo de bom .Hilton .

      Excluir
  161. Olá renata. Quero agradecer sua generosidade. Perdi a noite de sono preocupada com a entrada com o passaporte espanhol e a passagem com o nome de brasileira. Vc aliviou o fardo. Ninguem sabe nada a respeito. Muito obrigada. Vou tentar entrar dessa forma mesmo. Raquel

    ResponderExcluir
  162. Oi, Renata
    Parabéns pelo blog.
    Tenho passaporte espanhol -tirei o ESTA - e brasileiro (novo) sem visto americano...As passagens e reservas (navio,hotéis) serão com meu
    nome em espanhol...Fiz algumas consultas (as agências de turismo não sabem nada),inclusive no consulado o qual me respondeu que devo tirar o visto americano...Isso não faz sentido...Afinal para que serve o ESTA no passaporte espanhol?

    ResponderExcluir
  163. eu queria ir para os estados unidos para morar em nova york como cidadan americana como faso isso ja tenho o visto e a pasagem eo passaporte agora e so esperar parir

    ResponderExcluir
  164. Olà Renata, tive o visto negado em 2006tendo apenas o passaporte brasileiro, depois em 2008 consegui a cidadania italiana e agora por trabalho fui convidado pela minha empresa a viajar pros EUA, sabe se posso ter alguma restriçao???

    ResponderExcluir
  165. Renata, uma dúvida... Minha esposa e minha filhinha de 1 aninho possuem dupla nacionalidade (brasileira e italiana). É necessário sair do Brasil com o passaporte brasileiro? Não pode sair do país com o Passaporte Italiano?
    abraços

    ResponderExcluir
  166. Amei seu post!

    Gostaria de saber se como cidadã europeia, preciso fazer entrevista para poder entra nos USA.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  167. Fernanda....
    Boa noite .. meu esposo tem cidadania italiana e moramos aki no brasil e eu nao tenho nenhum documento europeu ...podemos sair daki do brasil sem nehuma restricao de entrada na EUA com voo direto. ou o q vc indicaria..Obrigado Feliz Ano novo a todos

    ResponderExcluir
  168. Meu esposo tem decendencia italiana e passaporte italiano mas nos casamos recente e pretendemos morar na EUA ..gostaria de saber se com o passaporte italiano ele temos alguma restricao de entrada e se podemos pegar um voo doreto do brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!
      Ele, que tem passaporte italiano, pode se beneficiar da isenção do visto, utilizando o ESTA, como mencionei no post atualizado.
      Se você não tiver, precisa pedir o visto tradicional pelo passaporte brasileiro.

      Excluir
  169. Eu vou viajar para os Estados Unidos dia 18 de junho de 2014, posso tirar a ESTA agora ou preciso esperar para ter os 3 meses de visto válido? Tem algum campo no preecimento que eu coloque que a viagem será só mais para frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ESTA é válido por dois anos.
      Tem um campo onde você preenche os detalhes da viagem, sim (hotel, cia aérea, data de chegada e saída, etc).

      Excluir
  170. Renata, fui para os Eua usando o programa de isençao de visto. Saí do Brasil com o brasileiro, entrei la na imigraçao com o português com o ESTA válido. Na hora de voltar eu tenho quase certeza de que apressntei o brasileiro no check in de volta. Se isso realmente aconteceu, será que tem alguma ligaçao entre os dois passaportes? Pq em tese eu nao entrei la com o brasileiro. Você já fez o check in de volta com o brasileiro? Tem algum problema?
    Aguardo a resposta, obrigada.

    ResponderExcluir
  171. Renata, fui para os Eua recentemente utilizando o programa de isenção de visto. Saí do Brasil com o brasileiro, entrei la na imigraçao com o português com ESTA valido. Na volta, tenho quase certeza que fiz o check in com o brasileiro. Será que tem alguma ligação entre os passaportes? Porque, se isso aconteceu, eu em tese nao entrei la com o brasileiro. Você já fez check in de volta com o brasileiro? Tem algum problema?
    Aguardo ansiosamente sua resposta!obrigada

    ResponderExcluir
  172. Olá , preciso saber qual a data de validade do passaporte de um Espanhol saindo do Brasil com destino a Espanha ??
    Obrigadaaa !!

    ResponderExcluir
  173. Vou viajar para Europa e ficar um período de um ano lá, é necessário pagar a taxa anual que na data da viagem já estará vencido, sendo que meu passaporte ainda não venceu?

    ResponderExcluir
  174. Olá Renata,
    Vou viajar por um ano para Europa, e gostaria de saber se tenho que pagar aquela taxa anual, sendo que ela estará vencida na data da viagem mas meu passaporte não.

    Obrigado,

    ResponderExcluir